Missão Verão: 5 exercícios fundamentais

No Dia Mundial da Atividade Física, fomos conhecer Thomas Reignoux, personal trainer do Solinca, e pedir-lhe umas dicas para chegar ao próximo verão com um corpo de sonho. Afinal, a contagem decrescente rumo ao verão já começou!

“Corpo de sonho não sei”, disse-nos Thomas Reignoux entre risos, “mas estes exercícios já são um bom primeiro passo”. O personal trainer do Solinca não promete milagres no que toca a resultados mas garante que a prática de desporto, seja de que forma for, só traz vantagens. A ciência assina por baixo.

Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), a prática regular de exercício físico reduz o risco de doenças cardíacas, de acidentes vasculares cerebrais, de hipertensão, de deterioramento dos ossos e das articulações, entre tantas outras maleitas infelizmente tão comuns em Portugal – já que estamos entre os países europeus em que menos exercício se pratica.

Sermos um povo sedentário prejudica-nos a nível físico, sim, mas não é só por isso que nos faz tanta falta mexermo-nos mais. As consequências mentais e até emocionais de levar um estilo de vida ativo estão cada vez mais claras para os cientistas, que apontam o exercício físico como prevenção e cura para muitos problemas de saúde que marcam a era em que vivemos. A ansiedade, a depressão, o stress e as insónias são apenas alguns exemplos.

Os benefícios de sermos ativos? Bom humor, mais energia, sono regulado, autoestima reforçada, tranquilidade em situações de stress e maior produtividade, quer no trabalho quer na esfera pessoal. Tudo isto cientificamente comprovado. Dá que pensar, não dá?

O mais curioso é que não precisamos de correr maratonas para conseguirmos atingir estes resultados. “Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de pelo menos 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias”, lê-se num relatório da DGS. “Este nível de atividade pode ser atingido diariamente através de atividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia a dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.”

Foi por isso que decidimos dar aqui algumas ferramentas simples para começar a praticar desporto, mesmo que moderadamente. Os exercícios são de Thomas Reignoux, PT certificado que dá aulas e acompanhamento especializado no grupo Solinca há já três anos. Desta vez, pedimos-lhe para deixar de lado todas as máquinas e equipamentos de ginásio com que trabalha diariamente e para criar um treino fácil de realizar em casa ou em qualquer espaço público, recorrendo apenas a uma cadeira ou uma caixa. Ou seja, os exercícios ideais para quem quer começar a Missão Verão, mas acha que está em tão má forma física que quer recuperar alguma resistência antes de se inscrever no ginásio.

Comece já hoje a dedicar-se mais ao seu bem-estar e a esculpir não só o seu corpo de sonho, mas a sua mente de sonho, a sua atitude de sonho, a sua vida de sonho!

Informe-se sobre todas as condições do nosso Solinca em www.solinca.pt ou numa visita ao nosso Centro. Ficamos à espera!

Tudo o que precisa num único espaço