Vieira da Silva. Exposição imersiva na obra da artista

A 9.ª edição de “A Arte Chegou ao Colombo” chega já no dia 26 de junho ao nosso Centro, desta vez dedicada a uma das mais conceituadas artistas portuguesas no mundo: Maria Helena Vieira da Silva. Conheça aqui a programação completa e venha viver esta experiência. A entrada é livre.

Na 9.ª edição do projeto A Arte Chegou ao Colombo, o Centro recebe de 26 de junho a 26 de agosto, uma exposição inédita em homenagem à artista portuguesa Maria Helena Vieira da Silva. Situada na nossa Praça Central, esta será uma experiência imersiva de arte digital e multimédia, que usa a perspetiva, a cor e a forma para celebrar 35 obras de Vieira da Silva, acrescentando-lhes vida digitalmente e desconstruindo-as de forma inédita. Numa experiência de cor, texturas e expressão, conciliam-se a arte no sentido mais clássico e a disrupção digital, mas também visual e auditiva. Conheça os parceiros e convidados envolvidos neste grande projecto e mergulhe no universo artístico da artista portuguesa que viveu boa parte da sua vida em França.

Pintura

Esta edição de A Arte Chegou ao Colombo conta com a parceria da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (FASVS), que participou na seleção das obras que vão estar em exposição, garantindo a qualidade, representatividade do percurso e o respeito pela integridade da obra da artista. No ano em que a abertura do Museu ao público comemora 25 anos, a FASVS e o Centro Colombo dão as mãos para celebrar uma das mais notáveis artistas portuguesas.

Música

A curadoria musical desta exposição está a cargo de Rodrigo Leão.

Multimédia

Pelo projeto multimédia, estão responsáveis os Oskar & Gaspar, que foram já premiados em Cannes. Este coletivo de profissionais portugueses é especializado em artes visuais e multimédia, e debruçam-se em particular sobre as áreas de mapeamento de vídeo, projeção 3D e design de palco.

Arquitetura

Já o projeto de arquitetura, que serve de base para a criação deste museu digital temporário, é da autoria da plataforma KWY.studio.

Vieira da Silva será então celebrada numa exposição que une várias áreas artísticas com o objetivo único: homenagear uma das artistas portuguesas mais conceituadas no mundo. Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo, explica em comunicado oficial que cada edição de A Arte Chegou ao Colombo é “assumida com um espírito de missão: democratizar o acesso à arte”, acrescentando ainda que é um privilégio podermos, nesta 9.ª edição, voltar “a celebrar a arte em português”. E só faz sentido fazê-lo se pudermos contar consigo, por isso aponte na sua agenda e visite-nos, de 26 de junho a 26 de agosto.

Enquanto cá estiver, se quiser apoiar a arte e a cultura portuguesas, junte-se a nós e faça um donativo para a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. Basta dirigir-se a um dos assistentes presentes nos pavilhões da exposição e proceder à doação, que pode ser apenas de 1€.  Pode fazê-lo também por MBway, através do número 935 482 134.

 

Ficamos à espera da sua visita!

Tudo o que precisa num único espaço