Visitas guiadas à exposição de Roy Lichtenstein por artistas de BD

Três desenhadores portugueses dão-nos a conhecer o universo Lichtenstein como nunca o vimos, em visitas guiadas gratuitas. Saiba mais aqui.

No âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”, decidimos trazer para o nosso Centro mais uma exposição de grande qualidade: a “Amadora BD”. O Festival de Banda Desenhada da Amadora, um dos mais reconhecidos na Europa e o de maior dimensão em Portugal, completa este ano o seu 29.º aniversário e celebra-o com uma parceria muito especial com o Colombo. Além de recebermos trabalhos de 30 artistas portugueses (saiba mais sobre esta exposição aqui), decidimos convidar alguns deles a fazerem visitas guiadas à exposição de Roy Lichtenstein. E o desafio foi aspecialistas em banda desenhada: João Fonte Santa, Nelson Dona e Nuno Saraiva. Durante estas visitas, os artistas farão um percurso pela obra de Lichtenstein, darão a sua perspectiva sobre a mesma e farão pontes entre a estética do artista e a da BD, que muitos traços acabam por ter em comum.

ceite!

Serão seis visitas guiadas, apresentadas por três desenhadores profissionais e e

João Fonte Santa | 12 e 19 de setembro

Um dos autores mais interessantes e vanguardistas da arte visual portuguesa contemporânea. Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e começou por se dedicar à produção de banda desenhada underground, nos anos 80 e 90, no contexto do surgimento das fanzines, afirmando-se depois no campo da pintura. O seu trabalho tem por base um extenso fundo de imagens e referências da cultura pop, criando uma obra visualmente atraente e pertinente na visão do mundo, particularmente crítica.

Visitas guiadas nos dias 12 e 19 de setembro, pelas 19h.

Nelson Dona | 13 e 20 de setembro

É Gestor Cultural e Diretor do AmadoraBD – Festival Internacional de Banda Desenhada, trabalhando na divisão de cultura da CMAmadora desde 1987.

Estudou Belas Artes, Design de Equipamento e Arquitetura na Escola António Arroio e na Faculdade de Arquitetura e tem uma pós-graduação em Gestão Cultural. É membro da Associação Portuguesa de Gestão Cultural e investigador do Instituto de História Contemporânea, na Universidade Nova de Lisboa.

Visitas guiadas nos dias 13 e 20 de setembro, às 19h.

Nuno Saraiva | 14 e 21 de setembro

É um dos mais conceituados ilustradores e autores de banda desenhada portugueses, trabalhando praticamente com toda a imprensa portuguesa, com destaque para o Expresso, o Independente, o Púbico, o Record, o Sol e a TimeOut Lisboa. Frequentou Design e Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e no IADE e, hoje, é professor de ilustração, banda desenhada e cartoon político no Arco – Centro de Arte e Comunicação Visual, e na escola MArt. É ainda artista residente no ateliê The Lisbon Studio e trabalha atualmente em BD o universo das origens do Fado, numa coprodução com o Museu do Fado.

Visitas guiadas nos dias 14 e 21 de setembro, pelas 19h.

Marque já na agenda, apareça na Praça Central à hora combinada, e mergulhe no universo da Pop Art e da BD pela mão de grandes artistas portugueses. A entrada é livre. Ficamos à sua espera!

Tudo o que precisa num único espaço