? Os melhores cartoons do mundo em exposição

A exposição está no nosso Centro, no âmbito da mostra “Roy Lichtenstein e a Pop Art” de mais uma edição d’A Arte Chegou ao Colombo, e a entrada é livre. Saiba tudo aqui e não perca o melhor do World Press Cartoon.

O World Press Cartoon (WPC) existe desde 2005 e é o maior ponto de encontro internacional dos autores de desenho de humor profissionais – cartoonistas, portanto. Foi trazido para Portugal por um grupo de amigos, entre eles Rui Paulo da Cruz, prestigiado jornalista, autor, realizador e homem de tantos outros ofícios relacionados com a comunicação social e a indústria da cultura. O fundador e atual diretor do WPC recebeu-nos no dia da inauguração da exposição que agora recebemos no Colombo e esteve à conversa connosco.

O jornalismo editorial expressa-se [aqui] com grande liberdade mas também com muita violência crítica.

O World Press Cartoon é o salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor. “Seleciona e premeia anualmente os melhores trabalhos publicados”, explicou-nos Rui Paulo, enquanto nos apresentava cada imagem. À 13.ª edição do concurso, concorreram mais de 600 trabalhos, tendo sido selecionados apenas 281, que ainda estão  patentes no Centro Cultural das Caldas da Rainha. No Colombo, recebemos agora, e até ao final de julho, apenas o top 50.

O cartoon é o lado menos efémero do jornalismo.

Donald Trump, Vladimir Putin e Kim Jong-un são os grandes protagonistas dos desenhos que integram esta nossa exposição, que é um hino ao humor e à verdade. “O jornalismo editorial expressa-se [aqui] com grande liberdade mas também com muita violência crítica, como poderão ver pelos trabalhos publicados este ano. A forma como são analisados os temas da atualidade, por artistas de diferentes culturas e com origens muito diversas, dá-nos uma lição sobre o que está escondido por trás da notícia“, explicou-nos o jornalista. “Muitas vezes o jornalismo, pelo seu imediatismo e pela sua natureza muito efémera, esquece detalhes que os cartoonistas conseguem captar e imortalizar. Desse ponto de vista, o cartoon é o lado menos efémero do jornalismo.”

Esse lado está agora em exposição, no piso 1 do nosso Centro, na Rua Bartolomeu Dias (junto à Lanidor e à Quebramar). Visite a mostra até ao final de julho e deixe-se rir, pensar e apaixonar pelos melhores cartoons de 2017. A entrada é livre. 

Vídeo e fotografia de Mariana Alvarez Cortes

Tudo o que precisa num único espaço