Entre a Arte e a Arquitetura: uma conversa intimista sobre Nadir Afonso

Marque na agenda: 15 de julho às 19h, há uma conversa imperdível à qual tem de assistir. A Arte Chegou ao Colombo regressa para mais uma edição, tendo como artista principal Nadir Afonso.

Um dos muitos momentos programados, no âmbito da Exposição de Nadir Afonso a decorrer na praça central entre 27 de Julho e 12 de Setembro, está a talk que vai acontecer no dia 15 de julho, na FNAC, às 19h. “Nadir Afonso. Entre a Arte e a Arquitetura” é o nome da conversa que terá como oradores a Drª Adelaide Ginga, Prof. Michel Toussaint e o Arq. João Cepeda. A moderar o evento estará Laura Afonso, Presidente da Fundação Nadir Afonso.

Com um tempo estimado de 45 minutos, no final da conversa será transmitido o filme “Nadir” de Bernardo Pinto de Almeida.

Para ficar a conhecer um pouco melhor os oradores e moderadora, espreite:

 

Laura Afonso

 

Laura Afonso nasceu em Chaves e dedicou-se desde jovem a reunir e inventariar a obra de Nadir Afonso, com quem casou em 1980. Depois de iniciar os estudos de Matemática licenciou-se em História e defendeu a tese Mestrado na Universidade Aberta “A crítica na obra de Nadir Afonso. O caso das obras de título citadino” e fez uma pós-graduação em Gestão Cultural no ISCTE.

Tem participado em inúmeras mesas-redondas e outros eventos que envolvem a obra nadiriana e preside à Fundação instituída por Nadir Afonso.

 

 

 

 

João Cepeda

 

 

Arquitecto e investigador português, João Cepeda esteve, em 2011, na Suíça onde integrou o atelier Laboratoire de Production Architecturale do Arq. Harry Gugger, parceiro do atelier Herzog & de Meuron.

Em 2013, lançou o seu livro “Nadir Afonso, Arquitecto” na Ordem dos Arquitectos em Lisboa.

Este ano, foi nomeado para os prémios Aedificio Award (Itália) e Golden Trezzini Awards (Solomon R. Guggenheim Foundation), na categoria de melhor projecto de habitação unifamiliar.

Atualmente, combina a atividade enquanto arquitecto com o desenvolvimento do seu Doutoramento na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

 

 

Adelaide Ginga

 

 

Licenciada em História de Arte pela FSCH-UNL e mestre pela mesma instituição, realizou posteriormente o curso de mestrado em Curadoria e Organização de Exposições da FBAUL. Atualmente é doutoranda do Colégio das Artes da UC.

Iniciou o seu percurso profissional no Instituto de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura, em 2000. Coordenou o Departamento Internacional do Instituto das Artes, do qual foi depois sub-directora. Entre 2008 e 2021, foi curadora do Museu Nacional de Arte Contemporânea-MNAC. Desde 2021, está a dirigir o projeto do futuro Museu de Arte Contemporânea Armando Martins- MACAM, em Lisboa, com inauguração agendada para o primeiro quadrimestre de 2022.

Exerceu ainda funções de docente de Curadoria na FCH-UCP, Lisboa. É autora de vários projetos curatoriais, com diversas obras publicadas.

 

 

Michel Toussaint

 

 

Michel Toussaint é professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e doutorado em Teoria da Arquitetura (FAUTL).

De 1993 até 2000 foi diretor do Jornal Arquitetos/JA e membro do conselho de redação em anos seguintes.Publicou livros, mas também mais de uma centena de artigos e ensaios em livros, revistas, catálogos de exposições e comunicações académicas, quer em Portugal quer noutros países.

Foi membro de júris de concursos de Arquitetura – como Valmor e Secil – e continua a exercer esporadicamente a profissão de Arquiteto desde 1972. É, ainda, sócio honorário da Ordem dos Arquitetos desde 2013.

Publicação
13 de Julho de 2021
Categorias
Evento no Colombo
Partilhar