5 Mitos de Beleza

1 – A base envelhece a pele e não deixa respirar

Já lá vão os tempos onde as bases eram apenas tinta para o rosto, as bases hoje em dia são poções mágicas da ciência, que além de taparem imperfeições também cuidam da pele, a maioria já tem proteção solar e outros ingredientes para hidratar como ácido hialurónico ou antioxidantes para prevenir o envelhecimento. Por isso como vêm é melhor usar base do que sair à rua sem nada!

2 – A cor da base deve ser ligeiramente mais escura que o pescoço para “aquecer”

Não se sabe exatamente onde surgiu este mito, mas o facto é que ele espalhou-se de tal forma que mais de metade das vendedoras das lojas de cosmética e perfumaria acredita e “vende” esta ideia muito erradamente.

A cor ideal para o nosso rosto é mesmo a cor do pescoço, que deve ser “continuada” para cima, não importa o tom da nossa pele no rosto, essa pode ser muito diferente em várias zonas. O local ideal para testar a cor certa da base é no maxilar, fazendo uma linha entre o pescoço e o rosto, quando a cor se difundir no maxilar/pescoço será a cor ideal para levar connosco. Não tem de ser mais quente, assim ou assado, tem de ser a nossa cor e ponto, nunca ninguém viu maquilhagens na red carpet com a cara mais “quente” que o resto pois não? Para aquecer o rosto utiliza-se bronzer e blush, não é base.

3 – O tónico serve para limpar os restos da maquilhagem que ficou para trás

Quantas reviews de tónicos não se lêem por ai onde dizem “remove muito bem a maquilhagem”, mas afinal ninguém sabe ao certo para que serve o tónico? Tonificar! O tónico tem como principal função de depois de limpar/desmaquilhar a pele, regular novamente o pH e preparar a pele para receber a hidratação (séruns, óleos, cremes). Vai fazer com que a pele esteja equilibrada e preparada para absorver os nutrientes, se não tiver o pH regulado acreditam que não adianta nada colocar a hidratação, não vai funcionar devidamente e até pode resultar em “breakouts” de borbulhas, escamação, pele seca ou extra sensível. O tónico deve ser aplicado num disco de algodão em batidas, não em arrasto para limpar a pele.

4 – Protecção solar só é necessária na praia

É óbvio que na praia se deve utilizar protector porque estamos quase por completo expostos ao sol e durante várias horas.

Mas se durante o resto do ano também estamos por muitas vezes expostos ao sol, o nosso rosto e mãos estão sempre, e braços e pernas durante os meses mais quentes também. Sem nos darmos conta, seja a andar na rua para ir para o trabalho, na esplanada com os amigos ou ir dar uma corridinha.

Por isso não, a proteção solar não deve ser exclusiva quando se vai a banhos, mas sim todo o ano, principalmente no rosto, que é a zona que mais sol apanha e mais depressa se nota os traços de envelhecimento, as mãos também agradecem um creme de mãos com protector solar! As ofertas de protectores solares invisíveis e que não atrapalham a maquilhagem já são imensas, os cremes hidratantes com proteção solar também cada vez são mais, em qualquer supermercado ou farmácia já se encontra estes produtos todo o ano, não só na época balnear, assim deve ser a nossa rotina também, todo o ano.

5 – Produtos naturais não causam alergias

Este é outro mito que assombra a história da skincare, “o que é natural é que é bom”, e com outros produtos “químicos” podemos ter mais facilmente reações alérgicas? Mentira, podem ocorrer igualmente reações alérgicas em qualquer tipo de produto, com extractos naturais ou sintetizados em laboratório. A ciência já evoluiu bastante e testa os produtos para que possam ser o mais inofensivos e hipoalergénicos possível, por isso não passa de um mito que os produtos naturais funcionam melhor ou não causam reacções.

Categorias
Beleza
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço