A Arte Chegou ao Colombo (e traz muitas estrelas)

O projeto está de volta ao Centro já na próxima quinta-feira, dia 30. A exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars” junta algumas das fotografias mais icónicas que o inglês tirou às maiores estrelas do cinema, da música e da moda.

Passear ao lado de Mick Jagger, Al Pacino ou Clint Eastwood é um feito de que poucas pessoas se podem gabar. Mas a partir desta quinta-feira, dia 30 de junho, andar no meio de algumas das maiores estrelas do mundo do cinema, da música ou da moda será possível para todos os visitantes do Colombo. O projeto “A Arte Chegou ao Colombo” está de regresso e até 28 de setembro vai exibir fotografias dos maiores ídolos que já existiram.

Terry O’Neill – “Faces of the Stars” é uma exposição do britânico que ficou mundialmente famoso pelas suas fotografias icónicas de artistas famosos, muitas delas captadas antes destas personalidades atingirem o estrelato. O’Neill é conhecido pela sua capacidade de apanhar momentos espontâneos e intimistas destes artistas, tendo apanhado com a sua lente artistas tão distintos e notáveis como Frank Sinatra, Elvis Presley ou David Bowie.

Vai poder cruzar-se com imagens inéditas de artistas como Tina Turner, Amy Winehouse, Paul Newman, Robert Redford, Audrey Hepburn ou Brigitte Bardot.

Na Praça Central do Centro Colombo estará uma coleção de 50 fotografias que fazem parte da obra completa do fotógrafo. Além de Jagger, Sinatra, Bowie e Al Pacino, quem passar pelo Centro durante todo o verão vai ainda cruzar-se com imagens inéditas de artistas como Tina Turner, Amy Winehouse, Paul Newman, Robert Redford, Audrey Hepburn ou Brigitte Bardot.

Esta exposição resulta de uma parceria entre a Sonae Sierra, o Grupo Arthemisia e a Iconic Images, e terá curadoria de Cristina Carrillo de Albornoz.

David Bowie homenageado
De todas as estrelas presentas na Praça Central do Colombo, há uma que brilhará mais do que todas: David Bowie. A exposição terá uma homenagem especial ao cantor que começou a ser fotografado por Terry O’Neill em 1973. Desde então e até meados dos anos 90, o fotógrafo captou todos os momentos de transição mais significativos de Bowie, de ídolo de música pop para artista performativo.

“A cultura é de todos e para todos”

Filomena Serras Pereira, Presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual e Embaixadora da Exposição salienta que “Terry O’Neill soube, como ninguém, captar o olhar mais íntimo de cada estrela ao mesmo tempo rodeando-a do lado misterioso e idílico que todos os grandes atores têm para o público em geral”, acrescentando ainda que “a presente exposição, ao tornar acessível a obra de Terry O’Neill a um público mais vasto do que é habitual, constitui, de forma indelével, um marco demonstrativo de que a cultura é de todos e para todos, contribuindo, igualmente, para a projeção da 7ªArte”.

A Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars” assinala a 6.ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” e estará disponível todos os dias, das 10h às 24h.

Tudo o que precisa num único espaço