Há uma forma mais “Gira” de chegar ao nosso Centro

A Gira tem uma nova estação mesmo à porta do nosso Centro. Descubra tudo sobre este serviço de bicicletas partilhadas e como começar a usar.

É oficial: há uma nova forma de chegar ao nosso Centro. A Gira, serviço de bicicletas partilhadas de Lisboa, tem uma nova estação mesmo aqui ao lado. Todo o processo, do aluguer à entrega, é muito simples, prático e amigo do ambiente. E para além de tudo isto, faz bem à saúde e é divertido. Descubra como o pode usar e ajude o planeta na sua próxima visita.

 

Gira, deslocação sustentável e saudável

Lisboa tem nada menos do que 60 km de ciclovias que convidam a pedalar. Mas se não tem bicicleta, não há problema. A Gira disponibiliza bicicletas em várias zonas da cidade, que pode começar a usar apenas com o smartphone e a app da marca. Há dois tipos de bicicletas disponíveis: as clássicas e as elétricas. Todas contam com um suporte para telemóvel, um cesto de apoio, luzes traseiras e dianteiras, e campainha. As bicicletas elétricas têm as mesmas características, com a vantagem adicional de facilitar a deslocação em pisos com uma inclinação mais exigente. Poderá pedalar a uma velocidade máxima de 25 km/hora, a bateria oferece uma autonomia até 25 quilómetros.

Ao todo, existem 48 estações e mais de 450 bicicletas espalhadas por Lisboa, pelo que será fácil encontrar uma próxima de si. Uma destas estações está convenientemente situada mesmo ao lado do Centro Colombo, o que significa que nos pode visitar deixando o carro em casa.

 

Vantagens de se deslocar de forma Gira

Existem inúmeras vantagens em deslocar-se ao nosso Centro usando uma bicicleta Gira, desde a poupança, a saúde e a sustentabilidade.

 

Poupança

A bicicleta é um dos meios de transporte mais económicos, na medida em que não precisa de combustível. A Gira disponibiliza vários tipos de tarifários que começam nos 2€ por dia, um valor bem mais em conta do que o consumo de combustível.

 

Saúde

A bicicleta é uma ótima opção para melhorar a condição física e aumentar a qualidade de vida. Além disso, pedalar contribui para a manutenção de um peso saudável e ajuda a libertar tensões e preocupações. Quando troca o carro pelos pedais, a sua saúde sai a ganhar.

 

Sustentabilidade

Uma grande parte das emissões de carbono provém da utilização de combustíveis fósseis, com sérias consequências no aquecimento global e nas alterações climáticas. Esta situação agrava-se quando pensamos nos milhares de veículos que circulam apenas com uma pessoa. Contudo, a bicicleta não emite qualquer poluente atmosférico.

 

Como usar a Gira?

Usar a Gira é fácil, prático e cómodo. Basta descarregar e instalar a app Gira para ter tudo o que precisa. Encontra-se disponível no Google Play e na App Store.

Depois de abrir a aplicação, deve escolher o passe que melhor se adequa às suas necessidades. Pode optar pela subscrição anual, mensal ou diária. Os tarifários em vigor encontram-se disponíveis no website Gira. De seguida, é só preencher os seus dados e concluir o pagamento.

Terá imediatamente ao seu dispor várias estações Gira, com destaque para as mais próximas da sua localização. Pode iniciar viagem numa estação e terminar noutra diferente. Selecione a estação pretendida e o tipo de bicicleta que quer usar e, ao chegar à estação, desbloqueie a bicicleta e estará pronto para começar a pedalar. Quando chegar à estação próxima do nosso Centro, basta aproximar-se e arrumá-la numa doca disponível.

 

Todos temos um papel na construção de um futuro mais sustentável e, pedalada a pedalada, podemos proteger o planeta e garantir o futuro das próximas gerações. Da próxima vez que visitar o Centro Colombo experimente a Gira e veja a diferença!

Publicação
12 de Agosto de 2022
Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço