Duarte Perry

Biografia

Artista visual e estudante de Mestrado em Fine Arts na Zürcher Hochschule der Künste | ZHdK, em Zurique, Suiça, com uma Bolsa de Excelência do Governo Suiço. Recentemente esteve em residência artística no Institute of Contemporary Arts Singapore, na Ásia, com exposição final curada por Mithu Sen.

A sua prática artística é maioritariamente escultura, abrangendo instalação, desenho, fotografia e outros media, desenvolvendo-se através de linguagens poéticas e evocativas em torno de dinâmicas de interferência em relações humanas, como fragilidade, separação, visceralidade e transições corporais efémeras.

Expõe regularmente desde 2020, tendo apresentado trabalho no Museu Coleção Berardo, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), Instituto de Arte Contemporânea de Singapura, MUSA (Museu das Artes de Sintra), Galeria Municipal de Loures, Museu Mineiro do Lousal, Zurich Art Week.

Esteve em Residência Artística no MAAT (Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia) e no Instituto de Arte Contemporânea de Singapura, Ásia.

A sua obra está representada em coleções privadas e públicas (Museu Colecção Berardo e Museu de Arte Contemporânea de Sintra).

Whisper to an open Wound

“Whisper to an open Wound” é um vídeo que resulta de um longo processo de pesquisa que examina criticamente a destruição de ecossistemas, do corpo humano e fatores de sustentabilidade.

O video é acompanhado por um áudio, estabelecendo um relação íntima com o espectador, num mantra visual e auditivo que é repetido sobre as múltiplas prespectivas da imagem e o do que ela poderá evocar no campo do real e do poético.

O vídeo é filmado numa área mineira, através de um drone que regista imagem em movimento de uma plataforma de água contaminada, exposta a céu aberto, revelando, entre outros aspectos, o impacto do homem sobre a paisagem e vice-versa.

Tipo – Vídeo Loop (4K)
Técnica – Projeção de imagem em movimento com áudio
Dimensões – 2min e 20 segundos Loop
Editing por Tiago Coimbra