REGENER’ART

5/06/2023 a 03/09/2023

No âmbito da 13º edição de “Arte Chegou ao Colombo” o Centro recebe a exposição arte “REGENER’ART”, do coletivo artístico Cracking Art, pretende estimular o debate sobre a importância e o impacto ambiental da regeneração do plástico, na Praça Central de dia 5 de junho a 3 de setembro.

Pela primeira vez em Portugal, a mostra de 126 caracóis de variados tamanhos espalhados pela Praça Central do Colombo, numa experiência 360º, bem como em duas estações ferroviárias de Lisboa (Rossio e Roma Areeiro), está disponível até 3 de setembro e é de entrada gratuita, assinalando a 13.ª edição do projeto pioneiro do Colombo que contribui para a democratização da cultura.

Assista aqui à forma como são produzidas as obras de arte.

Para a mostra, são usados 80 caracóis pequenos (240 quilos), 40 médios (400 quilos) e 6 grandes (680 quilos), criados através de rotomoldagem, o sistema de produção onde o pó plástico adere às paredes do molde por rotação. Este sistema permite não só criar obras em grande escala com uma menor quantidade de material, como um menor consumo de energia e desperdício minímo no processamento que pode ser reutilizado. Neste caso, os 126 caracóis da exposição “REGENER’ART”, que conta com a curadoria e produção executiva da State of the Art (SOTA), representam um total de 1300 quilos, dos quais até 520 são plástico regenerado.