As escolhas de Maria Guedes: fazer uma mala de viagem

O que não pode faltar numa mala de viagem

Fazer uma mala de férias – férias na praia – não tem nada de complicado. Principalmente quando se trata de um local descontraído. Uma mão cheia de vestidos é geralmente suficiente. No entanto, quando se procura uma “cápsula” de viagem descontraída, leve e fácil de usar para qualquer lado, estas são as notas que geralmente sigo.

  • Levar vários separados: camisas de linho (ou t-shirts) e alguns calções jeans. Garantindo que todos têm, mais ou menos, o mesmo tipo de cores – e que por isso mesmo vão sempre combinar bem – já que se consegue, desta forma, gerar várias opções.
  • Levar sempre uma camisola para a noite e eventualmente também umas calças, para as noites mais frescas.
  • Para dias de passeio, de praia ou jantares fora é sempre mais elegante – e fácil – ter três ou quatro vestidos que não exijam saltos altos nem grande sofisticação.
  • Levar os nossos fatos-de-banho preferidos.
  • Uns sapatos rasos para noite e outros para dia.
  • Óculos de sol, chapéu, pano de praia, saco de praia, proteção solar e alguns acessórios (brincos, fio ou pulseira) que não seja preciso tirar e trocar.
  • Gosto, quando estou a fazer uma mala de viagem, de pensar num grupo de cores – ou estilo – para que, desta forma, todas as peças possam ser articuladas entre si. Gosto também de adaptar esse estilo ao destino de férias: há locais que pedem mais cor, há locais que exigem alguma sofisticação, e há outros em que apetece explorar uma paleta mais neutra.

Fica a minha sugestão para uma “Cápsula de Férias” com nada mais do que o essencial. É importante garantir que tudo o que levamos nos fica bem, resulta quando combinado com o resto da mala, nos apetece usar (não vale a pena levar roupas que nunca usamos), e que está adaptado ao destino para onde vamos e ao tipo de vida que por lá vamos fazer.

Desta forma fica garantida uma mala mais leve e em que todas as roupas são usadas várias vezes e de várias maneiras – sempre em grande estilo.

Boas escolhas, e boas férias!