As 16 peças que todos os homens têm de ter no armário

Siga os conselhos de Ryan Gosling para mudar por completo o seu look.

Está numa fraternidade? É o Bill Gates? Se respondeu não, então não tem o direito de usar sapatilhas New Balance no dia-a-dia. Quem o disse foi Ryan Gosling no filme Crazy, Stupid Love, em que ajuda Steve Carell, um “caso perdido” de sex appeal que se divorciou recentemente e precisa de recuperar a confiança para ter sorte com as mulheres.

Segundo Gosling, o primeiro passo é tratar do look. E para Ryan, o bom de ser um adulto solteiro é que se consegue reformular todo o guarda-roupa com 16 simples peças.

Para ajudar todos os que queiram melhorar o seu guarda-roupa (ou apenas confirmar se têm todas aquelas peças básicas e essenciais), pedimos a João Ferreira, autor do blog Gentleman’s Journal que nos listasse as 16 peças que considera essenciais para quem quer mudar por completo o seu look.

1. Um bom fato preto e outro azul

Para João Ferreira, na falta de um smoking, deve garantir que tem um fato preto. Além deste, um em azul-escuro também é dos básicos a incluir no seu roupeiro. Atenção ao corte do fato, nem todos os modelos funcionam em todos os corpos.

2. Trenchcoat bege ou camel

É uma peça mais de meia estação, mas que deve ter para o tempo menos frio, já que completa o look e serve mesmo para dias de chuva.

3. Um sobretudo

Pode ser bege, azul-escuro ou verde. Para o blogger, deve garantir que esta peça tem qualidade. Como? Procure um casaco com alguma percentagem de cachemira, é o conselho de João Ferreira.

4. Blazer azul traçado

Um blazer de inverno é um essencial a combinar com diversas calças. Cinza, azul ou castanho liso são as opções pelas quais pode escolher.

5. Calças de ganga escura

As jeans devem ser sem buracos, para que possa conjugar com os blazers.

6. Calças de tecido de inverno com padrão

É uma alternativa às jeans e também podem ser combinadas com blazers. Príncipe de gales é um exemplo de padrão sugerido por João Ferreira.

7. Laço preto

Não, não é comum usar esse acessório no dia-a-dia (embora o autor do Gentleman’s Journal seja conhecido por o fazer). Ainda assim, segundo João Ferreira, é uma das peças essenciais a ter no seu armário. Há eventos que o exigem e não seria elegante faltar ao dress code.

8. Camisas brancas e azuis

As camisas devem ter punhos simples ou duplos, para botão e são para usar com gravatas.

9. Camisa desportiva

Além das camisas para gravatas, deve ter também outras camisas, mais práticas. Segundo o blogger do Gentelman’s Journal, devem ser lisas e ter botões no colarinho.

10. Botas Chelsea

Todas as mulheres sabem que são necessários para várias ocasiões. Contrariando os homens que defendem que apenas precisam de uns sapatos para o dia-a-dia e outros mais formais, João Ferreira indica cinco pares de sapatos que deve no armário. As botas Chelsea, que podem ter um elástico no lado ou atacadores, são ideais para o frio e mesmo para a chuva. Opte por tons escuros, como azul ou castanho.

11. Sapatos pretos de cerimónia

É essencial para o smoking e fatos. Para esta peça deve procurar um sapato de qualidade já que, mais do que em todas as outras situações, o calçado para um look mais formal deve estar sempre apresentável.

12. Sapatos Brogue em castanho

Dão com vários tipos de calças, desde jeans às mais formais (mas atenção à cor das calças).

13. Sapatos monk strap de camurça

Normalmente são modelos mais práticos que os brogue, devendo ser preferidos em looks mais formais.

14. Ténis casuais de cor escura

Um look mais descontraído conta frequentemente com um calçado mais desportivo. Mas não use o mesmo calçado que usa para correr ou ir para o ginásio: aposte nuns ténis mais casuais.

15. Meias

Sim, são das peças mais básicas mas fazem parte dos essenciais a ter. Pretas, azuis escuras, verdes e umas mais coloridas, por exemplo às riscas. Sugerimos este conjunto de três pares da Quebramar, em azul-escuro. Custa 9€.

16. Gravatas

Deve ter de várias cores, mas todas devem ser lisas, segundo João Ferreira.

Carregue nas imagens para conhecer as sugestões de João Ferreira.

Categorias
Moda
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço