Os truques que precisa de saber para comprar o vestido de noiva perfeito

Há vestidos de noiva com o corte princesa, sereia ou em A. Dizemos-lhe qual o modelo que deverá escolher e que cuidados deverá ter na hora de comprar a elegante vestimenta que deverá usar num dos dias mais importantes da sua vida.

Escolher o vestido é uma das maiores preocupações da noiva. As dúvidas são o corte que melhor lhe assenta; se for adquirido com alguma antecedência, existe o medo de já não servir no dia da boda; se procurado em cima da hora, poderá não encontrar o que pretende a tempo; os acessórios que este permite; a cor poderá ser desadequada ao seu tipo de pele ou estar fora da tendência. Seja como for, não é uma tarefa fácil. Se vai casar, deixamos-lhe algumas dicas sobre o que deve procurar.

Ana Luísa Vaz, gerente de A Montra VIP, explica que, atualmente, o estilo mais procurado tende para um corte mais reto e simples; embora haja quem escolha tecidos mais estruturados, que moldem o corpo, de forma a disfarçar pormenores indesejáveis. A gerente da loja do Centro Colombo assegura que, no fundo, a tradição se mantém – as rendas e o corte princesa continuam a ser “características de um vestido de sonho”.

No entanto, existem modelos mais indicados para determinado tipo de corpo. O corte em “A”, por exemplo, favorece a grande maioria dos tipos feminino. “Permite salientar o peito e a cintura, ao mesmo tempo que alonga a silhueta e disfarça ancas e quadril largos”, sublinha Ana Luísa Vaz.

O estilo mais procurado tende para um corte mais reto e simples

Já o corte princesa é bastante versátil já que beneficia tanto torsos que se prolonguem em “pera” como retos. Tendo em conta que as ancas amplas são partes que não se querem demasiado evidentes, é o ideal para quem tem o quadril mais largo e o tronco estreito, porque “disfarça o tamanho das ancas e salienta a cintura”. Por outro lado, para noivas com menos quadril, este modelo permite visualmente dar a sensação de anca mais larga, mesmo que não seja de forma saliente. No entanto não é indicado para noivas muito baixas ou mais avantajadas.

E o corte “sereia” é indicado para mulheres que pretendem “salientar as suas curvas”. Contudo, a gerente alerta para o facto de ser preciso ter em conta que poderá não disfarçar pontos corporais menos apreciados, já que acompanha o corpo e é justo. Este tipo de vestido deverá ser evitado por pessoas muito baixas, de anca larga e de barriga mais saliente.

As cores mais procuradas são as tradicionais: o branco e o pérola

Quanto à cor de eleição, a procura recai sobre as mais tradicionais: o branco e o tom pérola. Embora, haja sempre quem opte por cores mais originais, como o vermelho e o rosa claro. Já os sapatos começam a sair da tendência habitual. Aqui, as cores os formatos diversificam. O tom do calçado poderá mesmo estar associado ao tema da festa, renegando o branco.

Os acessórios são importantes para completar o visual. Nos últimos dois anos, verificou-se uma tendência crescente para procurar chapéus e luvas de noiva. E o véu é um fundamental, mas o estilo depende da cerimónia. O uso de véus compridos é indicado para os casamentos mais tradicionais e os curtos para enlaces informais, cerimónias não religiosas ou na praia.

Veja aqui alguns exemplos de estilos e vestidos:

Tudo o que precisa num único espaço