6 tendências looks primavera 2023

O bom tempo e os dias mais longos estão a chegar, e as lojas já prepararam as novas coleções. Inspire-se nestas 6 tendências de moda primavera 2023.

Leveza, tecnologia e desejo de libertação parecem estar na base das tendências de moda primavera 2023. Descubra o que as marcas propõem para a próxima estação, desde as cores em alta, aos padrões que vieram para ficar e às malas oversize. Antes de atualizar o seu armário, espreite estas 6 tendências.

1. Cores metálicas, do metaverso para o guarda-roupa

 

A primavera de 2023 estará recheada de cores metálicas, com uma estética que remete para o futurismo. A explosão do metaverso, aliado ao renovado desejo de festejar a liberdade pós-pandémica, estão na base desta tendência.

Assim, as cores metálicas deixam de estar circunscritas ao imaginário dos anos 80 ou a contextos mais festivos, e passam a integrar os outfits para as diferentes ocasiões do dia-a-dia. Acabam por ser uma forma de elevar o look, convertendo uma blusa básica num verdadeiro statement ou sendo a combinação perfeita com um par de jeans.

Quando nos visitar, entre na Michael Kors e descubra as várias peças de cores metálicas. Destacamos o Vestido Polo Jacquard, que apresenta o logotipo metálico ao longo de toda a peça, concedendo um ar mais futurista. Para um estilo mais ousado, experimente o Vestido Jacquard Leopardo Metálico, com um decote profundo em V e mangas compridas em justaposição.

 

2. Cor Roxa, de um álbum de música para as passerelles

 

“Lavender Haze”, a primeira faixa do álbum de Taylor Swift lançado no final de 2022, inspirou esta nova tendência de cor para 2023. O roxo foi oficialmente nomeado pelo site de previsões de tendências WSGN (Worth Global Style Network) como a cor do ano, e tem inundado as passerelles de celebridades e o feed de influenciadores. A primeira grande revelação desta cor deu-se em Nova Iorque, durante a Fashion Week, continuando a estar presente nas coleções de Londres, Milão e Paris.

O roxo adequa-se na perfeição aos mais diversos estilos e ocasiões. É elegante e original, permitindo combinações mais ousadas. Pode ser usado de forma monocromática, quando se pretende alongar a silhueta e criar um look mais alegre e criativo. A cor pode também ser usada como ponto de luz, quando é a única peça colorida num outfit preto branco ou cinzento.

Explore as peças de cor roxa que as nossas lojas selecionaram para si. Sugerimos o casaco de corte cintado da Claudia Pierlot. Apresenta dois práticos bolsos com pala na anca. Experimente também o vestido de manga curta, com corte ajustado e gola com costura branca contrastante.

3. Transparências, da contenção à libertação

 

A tendência da moda transparente não é novidade, mas está a ganhar maior destaque em 2023 muito devido ao contraponto vivido na pandemia, quando foi obrigatório cobrir e proteger o corpo. Com o fim das restrições, as transparências ganham uma nova vida e inundam as tendências do estilo de rua. No fundo, as pessoas querem usar roupa que lhe permita mostrar mais de si próprias, além da superfície.

Esta tendência de moda primavera 2023 rapidamente fez furor nos desfiles de Nova Iorque e Londres em diferentes formas, seja em saias ou blusas ou como uma peça exterior sobre a roupa. Nomes como Rick Owens, Prada e Victoria Beckham foram alguns dos que mais contribuíram para esta tendência.

As lojas do nosso Centro têm várias propostas para esta tendência de moda. Por exemplo, na Elena Mirò poderá encontrar a blusa em georgette de viscose com estampa de micro bolinhas, sobressaindo pela transparência das mangas compridas com franzido. Para um estilo mais floral, há a camisa de creponne viscose numa delicada estampa, de mangas compridas, com elástico na parte inferior.

 

4. Estampados de Riscas, uma constante de estilo

 

Os estampados com riscas são um clássico em todas as coleções de moda, e 2023 não será diferente. Para além das mais convencionais, estão a ganhar destaque as linhas mais ousadas, com riscas na diagonal e mais contrastantes, numa interpretação mais moderna. Na primavera, os vestidos com este tipo de padrão começam a evocar a sensação de praia, e as calças tornam as pernas mais alongadas, especialmente as de cintura altura.

Nenhuma cor está colocada de parte, mas espera-se que as combinações multicoloridas sejam as favoritas, defendendo uma estética de conforto e relaxamento. É o que vai encontrar na Decenio. Quando nos visitar, espreite a blusa amarela com manga 3/4 às riscas em espinha, com manga balão e punhos em elástico. Conjuga na perfeição com as calças roxas de cintura subida, também às riscas. Para os dias mais frescos, experimente a camisola fluida de riscas com manga comprida e decote redondo, uma solução segura que nunca desilude.

 

5. Maxibags, para transportar tudo sem restrições

 

Em 2018, foi apresentada a carteira mais microscópica de sempre em Paris, sendo que o modelo mais pequeno cabia na palma da mão e não tinha espaço para mais do que apenas as chaves. Desde então, as malas foram ficando cada vez mais pequenas, estação após estação, ao ponto de até perderem a funcionalidade.

A libertação pós-pandémica gerou uma avidez por menos restrições e veio relembrar a grande mais valia de contar com carteiras suficientemente grandes para transportar tudo o que é preciso, com diferentes compartimentos para manter tudo bem organizado. Como consequência, as passerelles estão a transbordar de energia com malas grandes, combinando texturas diversas e cores vibrantes. Por este motivo, as maxibags estão em alta em alta no street style ao redor do mundo.

Na Bimba Y Loja vai encontrar maxibags de várias cores e formatos. Sugerimos a mala tote de nylon em cor torrada com alça a tiracolo. As suas generosas dimensões incluem vários bolsos interiores para organizar os pertences essenciais para o dia a dia. Experimente também a mala shopper de nylon em cor preta, com alça de mão e de ombro, especialmente prática para carregar sem esforço tudo o que precisa.

 

6. Moda sustentável, para proteger o ambiente

A consciência ambiental continua a crescer e as marcas estão cada vez mais a adotar práticas sustentáveis. O foco é utilizar tecidos naturais, como o algodão biológico, linho ou nylon reciclado, que também são bastante confortáveis. Esta tendência passa também por implementar sistemas de produção sustentáveis, utilizando menos água e energia e recorrendo à moda circular.

São exemplo a Salsa, que assumiu o compromisso de poupar 82 milhões de litros de água e de deixar de embalar a roupa em plástico. Também a United Colors of Benetton desenvolve coleções em que 80% das fibras são de origem natural, fabrica produtos com materiais reciclados ou regenerados e assume o compromisso de usar apenas algodão sustentável até 2025. A Cortefiel fabrica peças sustentáveis, nomeadamente, as pertencentes à coleção “Slow Love”, que utiliza apenas tecidos orgânicos. Os consumidores em todo o mundo estão a apoiar este tipo de iniciativas, o que ajuda a que mais marcas se juntem a esta missão de minimizar o seu impacto ambiental.

 

Centro Colombo, onde encontra as tendências de moda primavera 2023

Agora que já sabe quais são as tendências de moda primavera em 2023, tem tudo que precisa para criar os seus próprios looks. São referências inspiradoras para que se sinta bem na sua própria pele, adaptando-as ao seu estilo e personalidade. Venha passar um bom momento na nossa companhia, explore as novidades que as nossas 312 lojas prepararam para a nova estação que se avizinha. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço