Marcas com História: Pastelaria Versailles

Conhece a pastelaria Versailles? E sabia que temos uma em pleno Centro Colombo? No mês em que a marca celebra 97 anos de história, recorde aqui o seu percurso.

Conheça a Pastelaria Versailles, símbolo da tradição francesa, com um século de elegância e glamour.

Lugar de encontros de poetas, políticos, e outras personalidades, a Pastelaria Versailles continua a ser um símbolo da pastelaria francesa, um século depois de abrir portas. Deixe-se impressionar pela sua elegância e glamour.

 

Pastelaria Versailles, um século de elegância e boa mesa

A história da Pastelaria Versailles começa em 1922. Salvador José Antunes, português com formação em pastelaria francesa e apaixonado pela Art Nouveau, decide conjugar estes dois mundos num só espaço, em plena Avenida da República, em Lisboa. Na altura chamada “Patisserie Versailles”, não podia ter sido mais bem recebido por uma cidade em crescimento, que sonhava com o glamour dos boulevards parisienses.

A escolha da localização para este primeiro espaço icónico recaiu sobre uma casa no estilo de Luís XIV. O interior impressionava pela decoração cuidadosamente selecionada, ao estilo neorromântico pontuado com vitrais, candelabros e tetos embelezados com estuque. As pinturas de Benvindo Ceia sobre os lagos de Versailles e o trabalho em talha por Fausto Fernandes acrescentavam charme.

A Pastelaria Versailles não tardou a atrair a curiosidade de muitas figuras conhecidas, juntando políticos, artistas, intelectuais, e muitos outros, recebidos com mestria por empregados de trato distinto e fardas imaculadas. A camisa branca, o pullover cor de vinho e um laço a combinar com as duplas toalhas de mesa impecavelmente esticadas ainda se mantêm.

Ponto de encontro para usufruir da vida social e cultural da cidade há praticamente um século, a Pastelaria Versailles já faz parte do património da cidade – literalmente. Em 1987, recebeu a Classificação IPPAR como marco arquitetónico e viu assim reconhecida a sua longa história e espaço impressionante.

 

A Pastelaria Versailles, hoje como sempre

Ao longo do tempo, a Pastelaria Versailles soube conservar a beleza do espaço, realizando frequentemente obras de restauro e limpezas complexas, especialmente importantes para preservar o teto e a talha dourada nas paredes. Além disso, continua a ser um lugar especial pela vida a qualquer hora do dia, e um palco único para um quotidiano que dá prazer observar.

Nas vitrines, saltam à vista as iguarias da pastelaria francesa, como os croissants e éclairs, e o bolo de chocolate com receita própria, bem como os clássicos e incontornáveis pastéis de nata. Atualmente, podemos encontrar várias Pastelarias Versailles no país, uma das quais no Centro Colombo.

 

A Pastelaria Versailles do Centro Colombo

Quem nos visita não resiste a entrar na Pastelaria Versailles do nosso Centro. Há quem prefira o famoso bolo Versailles, semelhante a um petit gateaux, e há ainda espaço para salgados que fazem o gosto de todas as ocasiões: folhados de carne, rissóis, croquetes ou pastéis de bacalhau. Não faltam motivos para passar um bom momento na nossa companhia, num ambiente que respira tradição e qualidade. Um sem fim de perdições a descobrir, no Piso 0 no Centro Colombo. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço