Casinha do Pão: quatro gerações de uma família feliz

A casinha é do pão, mas há muito mais para descobrir. E que tal aproveitar a desculpa de um brunch em família e ir conhecer tudo o que pode encontrar por lá?

A história da Casinha do Pão começou em 1943, quando o tio-avô de Ana Veríssimo, gerente da loja no RioSul Shopping, abriu o salão de chá Paraíso, em plena Avenida da Liberdade. Uns anos mais tarde, já nos anos 80, o pai de Ana, José Pessegueiro, descobriu uma loja que era utilizada como depósito de pão, mas sem grande sucesso. Resolveu ficar com ela e chamar-lhe Casinha do Pão, marca que já existe há mais três décadas, sempre na mesma família. “Já somos a quarta geração!”, sublinha Ana.

Hoje têm várias lojas no país, mas são muito diferentes daquela primeira inaugurada em plena década de 1980. “Aos poucos fomo-nos transformando”. Se inicialmente as pessoas podiam encontrar aqui produtos que não estavam disponíveis noutros sítios – como o pão de sementes, de nozes e sultanas ou com sementes de papoila, para além dos tradicionais Mafra, alentejano, mistura e centeio – com o tempo essa oferta foi sendo cada vez mais alargada e a Casinha do Pão passou a apostar na doçaria tradicional e conventual portuguesa.

“O que acabámos por fazer foi juntar produtos das diversas regiões do país. Hoje, o nosso projeto assenta em doçaria caseira, além de bolos e bolachas personalizados”, explica Ana, para logo de seguida revelar: “O que fazemos é um trabalho completamente manual, por isso nunca é igual. Todas as nossas bolachas são feitas por pessoas que chegaram até nós sem nunca terem feito nada semelhante e somos nós que lhes ensinamos tudo.”

Com tanta oferta, não é de estranhar que aqui possa encontrar tudo o que precisa para um brunch completo. Além de padaria variada, a Casinha do Pão tem croissants, queques, empadas de galinha, bola de carne (“um dos nossos sucessos de venda!”, garante Ana), biscoitos, limonada e até granola! Resumindo: “Temos tudo para uma pessoa ficar muito feliz logo pela manhã!”

Veja nesta galeria algumas das iguarias que pode encontrar na Casinha do Pão.

Tudo o que precisa num único espaço