Proteja-se do frio: 6 dicas para cuidar da pele e do cabelo

Espreite o nosso artigo e descubra algumas dicas para dar os melhores cuidados à sua pele e ao seu cabelo.

Se pensa que é durante o verão que os cabelos e a pele merecem mais atenção, desengane-se. É precisamente nas estações frias que estes sofrem mais agressões e, por isso, é necessário redobrar os cuidados. O frio faz com que transpiremos menos, o que pode levar a que a nossa pele seque excessivamente, aumentando a sua sensibilidade e diminuindo a capacidade de regeneração. Dessa forma, a nossa pele fica mais vulnerável à ação de agentes externos, como a poluição. Os cabelos também precisam de atenção extra, já que o frio deixa mazelas e retira o seu brilho natural. Assim, há uma série de cuidados a ter com a pele e o cabelo para que estes estejam sempre no seu melhor:

1 – Evite banhos muito quentes e muito demorados: a alta temperatura da água acaba por aumentar a oleosidade no couro cabeludo. O mesmo acontece com a pele: a água quente retira todos os óleos naturais, deixando a nossa pele desidratada.

2 – Evite esfregar muito a pele e o uso exagerado de sabonete: no tempo frio, em que a pele está naturalmente mais seca, deve evitar esfregá-la excessivamente com esponjas, já que isso apenas contribui para aumentar a desidratação. No caso de utilizar sabão em barra, opte pelos que contêm hidratante.

3 – Hidrate bem a pele e os lábios: hidratar o corpo depois do banho é fundamental, mas, se quer ainda melhores resultados, experimente utilizar o creme hidratante ou até mesmo óleo no corpo ainda molhado: a pele húmida absorve melhor o hidratante. Não se esqueça, também, dos lábios, que são ainda mais sensíveis do que o resto da pele, e devem ser frequentemente hidratados ao longo do dia.

4 – Não se esqueça do protetor solar: sim, apesar de haver muito menos sol deve utilizar na mesma protetor solar nos dias frios. Mesmo que o sol não esteja visível, os raios ultravioleta continuam lá e contribuem para o aparecimento de manchas e para o envelhecimento precoce da pele.

5 – Não saia de casa com o cabelo molhado: a grande diferença de temperatura e o facto de o couro cabeludo ficar molhado durante muito tempo tornam o cabelo mais frágil e quebradiço, podendo ainda contribuir para o aparecimento de caspa. Para além disso, a humidade ajuda a que haja uma maior absorção de poluentes.

6 – Evite os secadores e outros instrumentos: por outro lado, o calor excessivo também provoca danos nos cabelos. Assim, sempre que puder – se estiver a planear ficar em casa, por exemplo -, deixe o seu cabelo secar ao natural. Se tiver mesmo de recorrer ao secador, proteja os fios utilizando um protetor de calor.

Agora que já conhece as nossas dicas, damos-lhe algumas sugestões de produtos, que pode encontrar no nosso Centro, e que a vão ajudar a dar o melhor cuidado à sua pele e aos seus cabelos.

cuidados a ter com a pele e o cabelo
cuidados a ter com a pele e o cabelo
cuidados a ter com a pele e o cabelo

Tudo o que precisa num único espaço