Prepare-se para o verão: 11 cuidados de cabelo, rosto e corpo

Para se manter saudável durante todo o verão, siga estes 11 cuidados de cabelo, rosto e corpo.

O verão é a época de intensificar os cuidados de cabelo, rosto e corpo que normalmente temos durante todo ano, para se preparar para os dias mais quentes. Siga estas 11 dicas para cuidar de si e aproveitar esta estação com saúde e conforto.

 

1.   Não prescinda do champô, condicionador e máscara

Os banhos de sol proporcionam um grande relaxamento, mas também podem provocar danos no cabelo, que se intensificam com a ação da água do mar. Para manter o seu cabelo brilhante, solto e saudável, não se esqueça de lavar, hidratar de forma regular e hidratar em profundidade. Quando lavar o cabelo, hidrate com o condicionador e, pelo menos uma vez por semana, aplique uma máscara para reforçar a hidratação. Além de repor nutrientes perdidos da fibra capilar, deixa os cabelos macios, hidratados e com brilho.

A loja O Boticário do nosso Centro criou a linha “Match Operação Verão”, desenvolvida especialmente para reparar os danos causados pelo sol, sal e cloro. Desta linha, destacamos o Kit Match Operação Verão com Champô Restaurador + Condicionador Restaurador, com oferta de um lenço colorido. Complemente este Kit com a Máscara Capilar Restauradora Match Operação Verão, da mesma linha – o segundo e poderoso passo na sua rotina de cuidados capilares. Quando nos visitar, entre na loja, experimente e sinta a diferença.

 

2.   Use um condicionador leave-in

O condicionador leave-in é um creme hidratante que é aplicado no cabelo sem precisar de enxaguar. Para um cuidado completo, deve ser usado depois de lavar e de aplicar o condicionador regular. Com este produto, vai potenciar a hidratação e ficar com o cabelo extremamente forte e macio.

A Boticário do nosso Centro também inclui este produto na sua linha “Match Operação Verão”. Trata-se do Creme de Pentear Leave-in Protetor, que oferece 5 níveis de proteção: calor, sal, cloro e frizz e UV (com proteção térmica até 230 ºC), com importantes ativos antioxidantes. É ideal para aplicar antes e depois da praia ou piscina, para devolver o aspeto saudável e brilhante ao cabelo.

 

3.   Tenha sempre consigo um protetor solar capilar

Da mesma forma que os raios solares podem ser nocivos para a pele, também danificam o cabelo. A exposição prolongada e desprotegida das fibras capilares ao sol pode ser perigosa, originado maiores perdas de água, de massa e de nutrientes. Por isso, é tão importante ter um protetor solar capilar como para o rosto e o corpo.

A loja Pluricosmética do nosso Centro tem uma vasta seleção de protetores solares capilares, desenvolvidos especialmente para os dias de verão. Destacamos o Schwarzkopf Sun Protect, um spray fino que prepara, protege e nutre o cabelo antes e durante a exposição ao sol. Este produto reveste as fibras capilares com propriedades antioxidantes que combatem os danos provocados pelos raios UV, e o seu efeito permanece durante mais tempo por ser à prova de água.

 

4.   Proteja-se com um lenço, boné ou chapéu

Estes acessórios não só fornecem estilo e charme, como ajudam a proteger o cabelo das agressões solares. Os lenços concedem um visual mais descontraído e têm a vantagem de combinar com qualquer tipo de penteado. Por outro lado, os chapéus funcionam como ponto de contraste com o rosto. Abas maiores combinam com cabelos de comprimento curto e médio, ao passo que as abas mais curtas são ideais para cabelos longos e soltos. Além disso, os bonés são uma peça universal que concedem um look mais desportivo e que se adequam a qualquer corte.

Vai encontrar uma grande oferta de lenços estampados coloridos da loja Parfois do nosso Centro. Descubra também elegantes chapéus em algodão, disponíveis em várias cores, ou bonés ajustáveis em nylon. É só entrar, explorar os corredores, experimentar e escolher o seu acessório perfeito (ou vários) para proteger o cabelo e acrescentar aquele toque extra ao seu estilo.

 

5.   Limpe a pele do rosto diariamente

Nesta estação, a incidência de raios ultravioletas é maior, mesmo quando a luz do sol não é direta, o que pode provocar envelhecimento precoce da pele do rosto e desenvolvimento de manchas na derme. Contudo, com os cuidados certos, poderá minimizar estes efeitos negativos e usufruir do verão em segurança.

A pele do rosto deve ser limpa todos os dias, e vale a pena aposta na água micelar por ser um produto de fórmula mais leve e muito eficaz. As micelas, partículas presentes neste produto, funcionam como uma espécie de íman para a sujidade da pele, garantindo uma higienização profunda. Aplique a água micelar num disco de algodão e delicadamente friccione-o em todo o rosto, com movimentos suaves e circulares. Desta forma, a sua pele irá manter-se limpa, fresca e hidratada nos períodos de maior calor.

Merece especial destaque a água micelar The Ritual of Namaste da loja Rituals do nosso Centro, que oferece um triplo cuidado: limpa, tonifica e elimina a maquilhagem e as impurezas num único gesto. A sua fórmula é composta por ingredientes naturais, como lótus sagrado e a rosa indiana, com propriedades calmantes. Experimente e sinta uma sensação extra de leveza e bem-estar.

 

6.    Invista num bom hidratante

A  , quando bem hidratada, fica mais protegida das agressões do dia a dia, que podem conduzir facilmente a problemas como pele seca ou dermatite. No verão, hidratar é ainda mais importante. As temperaturas mais elevadas favorecem uma perda maior de água da pele, e a exposição a ambientes com ar condicionado pode agravar a desidratação. É, por isso, crucial recorrer a um bom hidratante facial para manter a pele do rosto saudável.

Na próxima vez que visitar o nosso Centro, passe pela Spa Ceylon, no Piso 0, e experimente o Sérum Facial Hidratante White Jasmine. Este creme hidratante é obtido através de uma fórmula não oleosa à base de jasmim 100% puro para hidratar, nutrir e melhorar a saúde da pele, enquanto inibe a formação de células escuras na derme.

Uma outra boa opção é o Sebiaclear Hydra da SVR, um creme hidratante antimarcas suavizante e reparador de última geração. Para além de proporcionar uma hidratação profunda, combate manchas e marcas vermelhas e castanhas, com resultados comprovados – os testes laboratoriais desta marca francesa revelaram uma diminuição em cerca de 41% de manchas da pele. Poderá encontrá-lo na Farmácia Colombo e, quando a visitar, descubra as promoções especiais que a loja preparou para si durante este mês. Convidamo-lo também a ficar atento ao Instagram; a Farmácia Colombo vai emitir uma live sobre “Cuidados a ter antes e depois do Sol”, a não perder.

 

7.   Escolha um protetor solar adequado ao seu tom de pele

Antes de sair de casa para sentir os primeiros raios de sol, aplique um protetor solar no rosto. Os raios UV aceleram o envelhecimento da pele, rugas, sensibilidade dérmica extra e desidratação. Contudo, um bom protetor solar ajuda a combater estes efeitos nocivos. Quando o aplicar, dê especial atenção às áreas mais esquecidas, como as mãos, os lábios, o pescoço e as orelhas.

Lembre-se que deve aplicar um protetor solar específico para o rosto, e não um protetor solar corporal. Ao fazer a sua escolha, deve considerar o seu tom de pele para fazer uma compra acertada. Estas são as recomendações:

  • Pele escura: FPS 30.
  • Pele morena: FPS 30 a 50.
  • Pele clara: FPS 50 a 60.
  • Pele muito clara: FPS acima de 60.

Sugerimos a visita à loja Sephora do nosso Centro para encontrar o Creme Protetor Solar Facial Clean Screen SPF30 da Ultra Violette – especialmente concebido para a pele do rosto com tendência acneica ou normal a mista. Aplique logo após o hidratante e estará pronta para aproveitar o sol em segurança.

 

8.    Prefira maquilhagem leve

O uso intensivo de maquiagem é desaconselhado durante o verão. A pele fica mais oleosa e a base pode obstruir os poros. Invista numa base leve, como um BB Creme. A loja Quem Disse, Berenice? do nosso centro dispõe da base BB Creme, muito prática para uma utilização frequente. No mesmo produto, vai encontrar vários benefícios: hidrata, é bem absorvida pela pele, tem uma longa duração e reduz os sinais de envelhecimento. A sua fórmula tem uma base vegan e a bisnaga é feita de plástico vegetal, o que a torna uma opção ambientalmente responsável. A solução de maquiagem perfeita para os dias de maior calor.

 

9.   Evite banhos de água quente

Também o corpo requer rituais especiais durante esta estação. No verão, transpiramos com mais frequência, o que também exige banhos mais frequentes para promover a regeneração do tecido e a remoção de células mortas. Prefira sempre água fria ou morna, para que a alta temperatura da água não elimine as gorduras naturais, fundamentais para exercer a sua função de barreira ao exterior.

 

10.   Após o banho, hidrate sempre

Aplique um bom hidratante para corpo depois do banho. Este é um hábito necessário e também uma questão de saúde, para reforçar a barreira de proteção da pele e evitar sensibilidade. Mais do que uma questão estética, a pele seca perde defesas e torna-se um alvo fácil para irritações, infeções e fissuras. Esta questão é ainda mais relevante no verão, quando a pele tende a desidratar.

Encontre na loja Body Shop do nosso Centro vários hidratantes corporais e escolha a sua fragância preferida. Sugerimos a Mango Body Butter, com 96% de ingredientes de origem natural, que deixa a pele seca mais suave, macia e nutrida até 96 horas de hidratação.

 

11.   Use protetor solar diariamente

Também o corpo precisa de proteção solar todos os dias. A exposição ao sol, quando desprotegida, pode causar manchas, queimaduras graves e até mesmo cancro de pele. A recomendação médica é que o protetor solar seja reforçado a cada duas horas. Por isso, não facilite, para que o verão continue a ser uma época de relaxamento e bem-estar. Sugerimos ter sempre à mão o Satin Sheen Oil SPF 50, que poderá encontrar na loja Perfumes & Companhia do nosso Centro. Com este produto, poderá ter o seu bronzeado de sonho sem renunciar a uma proteção solar completa.

Escolher bons produtos de cuidados pessoais é uma das principais formas de se preparar para um verão inesquecível. A par destas rotinas, deve também consumir alimentos ricos em betacaroteno (como cenoura, melão, espinafres ou brócolos) que ajudam a pele a ficar mais tonificada, graças ao aumento de produção de melanina e de vitamina A. Beber água é também um hábito que deve reforçar – água e cremes hidratantes são a combinação perfeita para uma pele saudável. E porque o conforto é essencial, use roupas leves e deixe a pele do corpo respirar.

O Centro Colombo está ao seu lado para lhe proporcionar todos os cuidados que o seu cabelo, pele do rosto e do corpo precisam nesta estação do ano. O verão coloca alguns desafios, mas, com estes cuidados de cabelo, rosto e corpo, vai estar preparado para o receber em pleno, com toda a segurança. Não se esqueça de acompanhar o Instagram para participar na Live que a Farmácia Colombo vai emitir este mês sobre “Cuidados a ter antes e depois do Sol”. Visite-nos e boas férias!

Publicação
11 de Julho de 2022
Categorias
Beleza Vida Saudável
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço