Marcas com História: Livraria Bertrand

Conheça a Livraria Bertrand, a mais antiga do mundo, com quase 300 anos de histórias para contar.

Ninguém sabe ao certo quantas histórias guarda a livraria mais antiga do mundo. Refúgio de escritores, revolucionários e leitores, a Livraria Bertrand já faz parte da História e da literatura portuguesa. Mas não parou no tempo. Deixe-se impressionar com a história (e futuro) de uma casa com três séculos de existência.

 

Livraria Bertrand, uma história de resiliência

Para conhecer a história da Livraria Bertrand, é necessário fazer uma viagem no tempo até 1732, ano da sua fundação. Nesta altura, os livreiros franceses chegavam às principais cidades portuguesas, munidos de contactos de grandes fornecedores editoriais europeus, difíceis de obter para um livreiro português.

Entre esses pioneiros estavam Pedro Faure e dois irmãos, Pierre e Jean Bertrand, que abriram juntos uma livraria em Lisboa. Anos depois, com a morte de Pedro, a livraria viria a denominar-se apenas “Irmãos Bertrand”. A história da Bertrand foi ainda marcada pelo terramoto que devastou a cidade, e que obrigou a livraria a mudar de sítio até que se instalar definitivamente na reconstruída baixa pombalina, na Rua Garrett, onde se mantém até aos dias de hoje. Ali conviveram nomes maiores da Geração de 1870, como Alexandre Herculano, Eça de Queiroz, Antero de Quental e Ramalho Ortigão, entre muitos outros ilustres, que faziam da livraria o seu refúgio e ponto de encontro para tertúlias políticas e literárias.

Em 1938, foi aberta a primeira livraria no Porto e, a partir de 1939, a Livraria Bertrand passou a dispor de tipografia própria. A partir do 25 de abril, o negócio conheceu o seu apogeu máximo, transformando-se na maior distribuidora de publicações estrangeiras e abrindo livrarias por todo o país.

 

A Livraria Bertrand nos dias de hoje

Atualmente, a Livraria Bertrand continua a ser uma marca apaixonante, cheia de histórias. Em 2010, ganhou o Guinness World Record para “os mais antigos livreiros em atividade”. Há mais de 60 livrarias em todo o país, com uma superfície comercial atual que ultrapassa os 8.000 m2 distribuídos por Portugal Continental e Ilhas. É uma área superior à de um campo de futebol, dedicado exclusivo à partilha de conhecimento de todo o mundo.

Além da distribuição e comercialização, a marca aposta também numa forte vertente editorial, através de várias chancelas para chegar a leitores de interesses variados. Por exemplo, a Pergaminho, Quetzal, Temas e Debates ou Contraponto são alguns dos selos editoriais da marca que cobrem áreas distintas, como gestão, autoajuda, ensaio ou ficção. Encontram-se publicados alguns dos autores mais estimados a nível mundial, como Dan Brown, Paulo Coelho, Roberto Bolaño, José Luís Peixoto, entre outros.

 

A Livraria Bertrand do Centro Colombo

É com orgulho que o nosso Centro conta com uma Livraria Bertrand, no Piso 0. A marca continua a assumir ativamente a sua vocação de difusão cultural, desenvolvendo ações com o objetivo de se transformar em espaços de encontro e de cultura. Aqui poderá encontrar uma oferta vasta de todo o tipo de literatura, em várias línguas – desde ficção, romance, policial, poesia, prosa, viagens, culinária, apoio escolar, entre outros.

Se ainda não conhece a nossa Livraria Bertrand, então está na hora de nos visitar, descobrir as novidades do mundo da literatura e redescobrir os clássicos de sempre. Procure os seus autores preferidos, folheie demoradamente as páginas e aconselhe-se com os livreiros. Não se esqueça de levar consigo um exemplar gratuito da revista “Somos Livros”, uma publicação periódica sempre aguardada com expectativa pelos amantes de literatura. Acompanhe a leitura da revista com um saboroso café no Jeronymo. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço