5 Dicas para regressar à atividade física

Conheça, no artigo, algumas sugestões para voltar a fazer exercício físico.

Aproveitou as férias para ir à praia, descansar e… literalmente não fazer nada? Não se preocupe, com certeza não foi o único. Mas agora que os dias de descanso acabaram, está na hora de regressar à atividade física.

Se não sabe muito bem por onde começar, neste artigo damos-lhe cinco dicas para que tudo corra pelo melhor. Afinal, voltar a pôr os músculos a trabalhar requer alguns cuidados para evitar lesões.

Escolha o local adequado

Seja num ginásio ou em casa, o importante é que o sítio onde faz exercício físico seja o mais adequado para si e para as suas necessidades.

Prepare-se e comece devagar

O exercício físico só funciona se tivermos uma boa alimentação e estivermos hidratados. Além disso, nunca salte o aquecimento e os alongamentos, que são essenciais para evitar lesões, e vá com calma: não tente correr já 10 quilómetros ou pegar nos pesos maiores.

Tenha acompanhamento profissional

A ajuda de um personal trainer é fundamental para saber quais são os exercícios mais adequados aos seus objetivos e para que os faça da forma correta, evitando lesionar-se. Também é importante ter o acompanhamento de um nutricionista, que o ajudará a ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Insista, persista e não desista

Sim, é muito provável que nos primeiros dias depois de voltar à atividade física quase não se consiga mexer. E a probabilidade de querer desistir será tanto maior quanto as dores musculares que tiver. Mas o segredo é: continue a insistir e não desista. Verá que ao fim de pouco tempo as dores passam, o corpo habitua-se ao exercício e os resultados começam a aparecer.

Descanse bastante

Tão importante como a atividade física é o descanso. Respeite o período de recuperação dos músculos e não se preocupe se não conseguir alcançar de imediato o seu ritmo normal de treino: é preciso tempo para o corpo se voltar a habituar. Tente, também, dormir sempre, pelo menos, oito horas por noite para repor energias.

Agora que já conhece as nossas sugestões, passe pela Sport Zone do nosso Centro, onde encontra todos os equipamentos que precisa.

Categorias
Vida Saudável
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço