Dia Mundial da Saúde: quando é, origem e como celebrar

Descubra quando é o Dia Mundial da Saúde, como surgiu e o que fazer para o celebrar.

O Dia Mundial da Saúde vem relembrar a importância do nosso bem mais precioso: a saúde. Descubra quando se celebra, como começou e o que pode fazer para assinalar a data.

O que é e quando se celebra o Dia Mundial da Saúde?

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente no dia 7 de abril. Esta data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para comemorar a fundação da própria organização, que ocorreu em 1948.

O objetivo do Dia Mundial da Saúde é consciencializar as pessoas sobre a importância da saúde e promover hábitos saudáveis em todo o mundo. A cada ano, a OMS escolhe um tema específico para destacar.

Em 2024, o tema escolhido é “Minha Saúde, Meu Direito”, que visa defender o direito de todas as pessoas, em qualquer parte mundo, de terem acesso universal a serviços de saúde de qualidade e a um ambiente saudável, em todas as esferas da vida. Os tópicos elencados pela OMS incluem acesso a:

  • Serviços de saúde, educação e informação.
  • Água potável.
  • Ar puro.
  • Alimentação saudável.
  • Alojamento de qualidade.
  • Condições ambientais e de trabalho dignas.
  • Vida sem discriminação.

Qual a origem do Dia Mundial da Saúde?

A origem do Dia Mundial da Saúde remonta à criação da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. Nesta data foi realizada a primeira Assembleia Mundial da Saúde, que reuniu delegações de diferentes países com o objetivo de discutir questões de saúde global e estabelecer uma organização que pudesse coordenar esforços internacionais para melhorar a saúde pública em todo o mundo.

Durante esta assembleia histórica, ficou estabelecido que o Dia Mundial da Saúde seria celebrado anualmente em 7 de abril, como forma de reconhecer a data de fundação da OMS. Esta escolha simbólica reforçou a importância da colaboração global na promoção da saúde e no combate às doenças que afetam as populações em todo o mundo.

Desde então, o Dia Mundial da Saúde tornou-se uma data marcante para investir na saúde das pessoas e das comunidades, e promover ações para enfrentar os maiores desafios de saúde pública.

Como celebrar o Dia Mundial da Saúde?

Existem várias maneiras de celebrar o Dia Mundial da Saúde e contribuir para a promoção da saúde ao nível individual e comunitário. Tome nota das nossas sugestões.

1. Participe em eventos locais

Muitas comunidades organizam eventos especiais no Dia Mundial da Saúde, como caminhadas, corridas, feiras de saúde, palestras e workshops. Participe nestas atividades para aprender mais sobre saúde e trocar ideias com outras pessoas interessadas neste tema. Partilhe informações sobre o Dia Mundial da Saúde nas suas redes sociais e no seu local de trabalho.

2. Dê o exemplo

Aproveite o Dia Mundial da Saúde para fazer um compromisso pessoal e familiar com a saúde. Por exemplo, faça um esforço para incluir mais fruta, legumes e proteínas magras na alimentação diária e para reduzir a ingestão de alimentos processados. Porque não inscrever a família num ginásio ou seguirem uma rotina conjunta de desporto? Se alguém da família for fumador, considerem o compromisso sério de parar de fumar, com a ajuda de profissionais de saúde.

Esta data é a oportunidade perfeita para começar uma nova vida mais ativa e saudável, no Solinca Health & Fitness Club. Entre e descubra as condições para inscrever a família.

3. Faça um check-up

Aproveite a ocasião para marcar as consultas médicas que tem adiado e fazer exames de rotina, como check-ups de saúde, análises ao sangue e outros exames recomendados pelo seu médico de família. Mesmo que se sinta saudável, deve tomar isto como um hábito, para identificar precocemente quaisquer problemas e receber atenção médica atempada e eficaz. Ao fazer isso, está a criar uma base sólida para uma vida longa e saudável em família.

Passe na Joaquim Chaves Saúde do nosso Centro para fazer as análises de rotina. Este laboratório está localizado no Piso 0 e tem um espaço infantil com brinquedos, livros e quadros para os mais novos darem largas à criatividade enquanto esperam.

4. Faça voluntariado

Procure oportunidades de voluntariado em organizações de saúde locais. Participe em programas de prevenção, campanhas de vacinação, atividades educacionais e outras que estejam a decorrer perto de si. Envolva todos os membros da família, independentemente da idade. Mesmo as crianças pequenas podem participar em atividades simples, como fazer cartões para pacientes em hospitais. Ao fazer isso, está a incutir aos mais novos valores importantes, como empatia, generosidade e responsabilidade social.

5. Aproveite os descontos da Farmácia Colombo

A Farmácia Colombo tem descontos até 60% em produtos de saúde e bem-estar para toda a família. Aproveite o Dia Mundial da Saúde para visitar a farmácia e escolher os melhores aliados para uma vida saudável. Os descontos incluem protetores solares, produtos para a queda do cabelo, entre muitos outros produtos. Não deixe também de medir a pressão arterial, glicémia, colesterol e triglicéridos. Pode fazê-lo na Farmácia Colombo, de forma fácil e confortável.

Centro Comercial Colombo, ao seu lado no Dia Mundial da Saúde

Com estas dicas para celebrar o Dia Mundial da Saúde, pode fazer a diferença na saúde da sua família e na sua comunidade. No Dia Mundial da Saúde, relembramos que está ao seu alcance ter uma vida longa e saudável. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço