Aprenda a fotografar como Terry O’Neill

O Centro Colombo vai organizar vários workshops de fotografia gratuitos, no âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”.

Muito dificilmente haverá alguém que tenha a capacidade de fazer retratos e fotografar tão bem como Terry O’Neill tem feito ao longo dos últimos 50 anos. Mas há técnicas que são muito úteis e que fazem a diferença entre uma foto que serve para mostrar aos amigos e imagens com valor artístico. São estas técnicas que vão ser ensinadas num ciclo de workshops de fotografia que o Centro Colombo vai organizar ao longo das próximas semanas. O primeiro acontece já na próxima quinta, dia 11, e é completamente gratuito.

Não estamos aqui para enganar ninguém, por isso aqui vai: não, não vai sair deste workshop e fazer uma foto espetacular do Al Pacino como a que está na exposição “Terry O’Neill – Faces of the Stars”. Principalmente porque será muito difícil chegar ao ator norte-americano e convencê-lo a fazer uma sessão de fotografia com desconhecidos.

Não, não vai sair deste workshop e fazer uma foto espetacular do Al Pacino como a que está na exposição “Terry O’Neill – Faces of the Stars”.

Mas a fotógrafa Isabel Saldanha, responsável pelos workshops, vai seguramente dar-lhe as ferramentas necessárias para recriar com os seus filhos ou sobrinhos uma versão século XXI dos retratos que O’Neill fez dos Rolling Stones e dos Beatles – e que estão entre as 50 fotografias que integram a exposição da edição deste ano do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” e que podem ser vistas no Centro até dia 28 de setembro.

O primeiro workshop com Isabel Saldanha está marcado para dia 11 de agosto, às 18h30m, no Auditório da Fnac, seguindo-se depois a realização de mais três outros workshops, nos dias 2, 7 e 21 de setembro. Será dedicado ao tema “Reportagem” e é destinado a todos os participantes que gostem de contar histórias, através de imagens, e que registem cada momento como se traduzisse um capítulo.

Cada workshop é composto por uma parte teórica e uma parte prática e recebe um número máximo de 20 participantes.

Cada workshop é composto por uma parte teórica e uma parte prática e recebe um número máximo de 20 participantes. Todos os interessados terão que se inscrever previamente, através do e-mail info@artecolombo.pt, até 8 de agosto, 28 de agosto, 4 de setembro e 18 de setembro, respetivamente, indicando o seu nome completo, contacto telefónico e número de identificação pessoal.

Para participar nestes workshops é necessário possuir algumas bases fotográficas e dispor de uma máquina fotográfica digital que permita o completo controlo manual da exposição, focagem, sensibilidade e cor (tipo DSLR, Bridge ou Mirroless) e cujo cartão de memória deverá estar descarregado. Os restantes workshops irão debruçar-se sobre os temas “Retrato” (2 de setembro) e “Phone Photography” (7 e 21 de setembro).

No final de cada workshop, todos os formandos terão direito a um certificado de frequência.

Tudo o que precisa num único espaço