Casting “Peter Pan”: já há vencedores!

Catarina Robim e João Fialho são os grandes finalistas do casting para a peça “Peter Pan”, que estreia no Centro Colombo, dia 9 de setembro, às 19h. Agora, os dois jovens de 16 anos juntam-se aos atores Ruy de Carvalho e FF para os ensaios. Está quase tudo pronto!

Alguns alunos de escolas de teatro, muitos curiosos e ainda mais entusiastas não quiseram perder a oportunidade de participar no casting para a peça “Peter Pan”, que sobe ao palco, dia 9 de setembro, às 19h, no Centro Colombo, numa produção do Teatro Experimental de Cascais (TEC) e com um elenco que inclui FF e Ruy de Carvalho, sob a direção de Carlos Avilez.

Em cerca de duas horas e meia, quase três dezenas de candidatos, entre os 15 os 20 anos, deram o seu melhor em frente ao júri composto por Astrid Sauer (State of Art), Carlos Avilez, Fernando Alvarez e FF (todos em representação do TEC) e Joana Feliciano (Sonae Sierra). O objetivo era encontrar os atores para as personagens Lily Tigresa e Adeusinho, da peça “Peter Pan”, criada no âmbito da exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, em exibição até 27 de setembro, no Centro Colombo.

Fomos surpreendidos por uma quantidade enorme de talento, de pessoas muito seguras, que traziam o texto muito bem decorado e as cenas muito bem preparadas, enfrentando a dificuldade acrescida de estarem a contracenar com alguém que não conheciam. E, de repente, o trabalho que foi feito em casa destacou-se e falou mais alto. E o difícil ficou do nosso lado, para escolhermos os vencedores deste casting”, sublinhou FF que vai encarnar o protagonista desta peça, o menino que recusa crescer.

Também Carlos Avilez sublinhou a qualidade de todos os participantes e, dirigindo-se diretamente ao candidatos, declarou: “O casting ultrapassou as nossas expetativas e tudo o que podermos fazer por vocês, faremos. Aliás, gostava de os ter a todos na Escola do TEC. Temos aqui pessoas com um enorme potencial e estão todos de parabéns”.

No entanto, só dois puderam integrar o elenco final. Um privilégio conquistado por Catarina Robim, de 16 anos, e o João Fialho, de 17. Segundo FF, estes dois candidatos “destacaram-se pela confiança e pela sua visão das personagens que interpretaram no casting – Romeu e Julieta -, um clássico de William Shakespeare. Penso que estão preparados para integrar um elenco que já leva umas semanas de ensaios e acho que vão enfrentar este projeto com a mesma confiança que demonstraram no casting”. No final, ainda rematou: “Não tenho a mínima dúvida que, enquanto jurados, tomámos a decisão certa!”.

Catarina Robim tem 16 anos e vem do Seixal. A sua ligação com o teatro começou logo quando andava na escola primária. Desde então tem integrado grupos de teatro escolar. Preparou-se o melhor que conseguiu mas nunca pensou chegar tão longe: “Estou muito feliz, ainda mais por saber que muitas das candidatas até estavam mais dentro do meio do que eu! Se me escolheram é porque acham que tenho talento!”.

O outro finalista foi João Fialho. O bichinho da representação começou ainda em criança quando acompanhava a mãe aos ensaios do grupo de teatro. Depois integrou o seu próprio grupo até ingressar na Escola Profissional de Teatro de Cascais. “Mal entrei, percebi que era o que queria fazer o resto da vida! O que aprendemos lá é tão intenso e tão enriquecedor!”. Ainda assim, não estava à espera de ganhar: “Achava que nem ia ficar nos 30 finalistas! Vim para o casting a pensar: vou apenas divertir-me e vamos ver o que vai acontecer… e ganhei!”.

Agora com o elenco finalmente completo, marcamos encontro dia 9 de setembro, às 19h, na Praça Central do Colombo para a grande estreia de “Peter Pan”.  Uma peça de J. M. Barrie, com encenação de Carlos Avilez e cenografia de Fernando Alvarez, e os atores Bárbara Branco, FF, Henrique Carvalho, Hugo Nicholson Teixeira, Luiz Rizo, Miguel Amorim, Pedro Russo, Renato Pino, Ruy de Carvalho, Sérgio Silva, Teresa Côrte-Real e… Catarina Robim e João Fialho!

Tudo o que precisa num único espaço