Documentário sobre Paula Rego em sessão especial no Colombo

Realizado pelo filho da pintora, “Paula Rego, Histórias & Segredos” chega dia 28 de junho ao Colombo. Um filme sobre a vida e obra da protagonista desta sétima edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”.

Nick Willing tinha já 50 anos quando entrou pela primeira vez no ateliê da mãe, Paula Rego. Até então, esse espaço de criação estava-lhe vedado e, de alguma forma, era como se parte da vida da sua própria mãe se mantivesse em segredo. Um segredo que é agora revelado no filme “Paula Rego, Histórias & Segredos”, a história desta mãe, mulher, artista plástica e símbolo maior da arte portuguesa que chega dia 28 de junho ao Colombo. O filme é exibido, às 19h, na sala 7 dos Cinemas NOS.

Aquele que é seguramente o projeto de uma vida começou quando Nick Willing era ainda criança e herdou a máquina de filmar do avô, um cineasta amador que sempre documentou a vida da família. Desde este momento, nunca mais parou de filmar a mãe, numa missão que vê agora a luz do dia, neste filme que reúne fotografias, entrevistas e gravações caseiras sobre a pintora que, segundo o próprio filho, sempre se sentiu primeiro artista, depois pessoa e finalmente mãe.

Este documentário revela assim as histórias e os segredos daquela que é a mais prestigiada artista contemporânea portuguesa, num olhar único sobre o seu processo de criação e o seu universo fantasioso. Um universo que é possível conhecer ainda mais de perto a partir de 27 de junho, no Colombo, com a sétima edição de “A Arte Chegou ao Colombo”, de que Paula Rego é protagonista e que permitirá ver, entre outras, a obra principal desta exposição, “Fada Azul e Pinóquio”, que será dada a conhecer em exclusivo no seu Centro vinte anos depois da última vez que foi mostrada ao público português.

Tudo o que precisa num único espaço