O Colombo vestiu-se de gala para receber Terry O’Neill

A presidente do Instituto do Cinema e do Audivisual, representantes da embaixada do Reino Unido e a curadora internacional da exposição “Terry O’ Neill – Faces of the Stars” marcaram presença na inauguração oficial da 6.ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”

A exposição de fotografia “Terry O’Neill – Faces of the Stars” já foi inaugurada no Centro Colombo. O evento ficou marcado pela presença de altos responsáveis como a presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), Filomena Serras Pereira, a curadora internacional da exposição, Cristina Carrillo de Albornoz, o Diretor do Centro, Paulo Gomes, responsáveis da embaixada do Reino Unido e vários outros convidados.

Coube ao diretor do Colombo abrir a cerimónia, seguindo-se uma intervenção de Filomena Serras Pereira. A presidente do ICA, que é também embaixadora da exposição, agradeceu o desafio proposto de trazer um evento do género para um Centro Comercial realçando que “este método – em que é a arte a vir ter com o público – é uma nova forma de arte”.

“Temos de homenagear todas as figuras que contribuíram para engrandecer o cinema no geral, não só no cinema português”,

Filomena Serras Pereira salientou que “embora estejamos a celebrar o Ano do Cinema Português, temos de homenagear todas as figuras que contribuíram para engrandecer o cinema no geral, não só no cinema português”, frisando que “não podíamos deixar de celebrar o trabalho deste que é um dos fotógrafos mais importantes do nosso tempo”.

Já a curadora internacional da exposição, Cristina Carrilo de Albornoz, lembrou Terry O’Neill –impedido de estar presente nesta cerimónia por motivos de saúde – como o “miúdo com a câmara de 35mm”, já que o trabalho do fotógrafo, hoje com 78 anos, é reconhecido desde os anos 60, com imagens de momentos nunca antes captados.

O evento contou ainda com a presença de Iole Siena, presidente da Arthemis Group (organizadora e produtora nacional), Francesca Silvestre, art manager da Iconic Imagens, empresa que detém os direitos de Terry O’Neill Estate, Joanna Burke, diretora da embaixada do Reino Unido e British Council entre outros convidados. Após a cerimónia inaugural, Cristina Carrillo de Albornoz efetuou uma visita guiada dos convidados deste evento à exposição.

“Terry O’Neill – Faces of the Stars” está patente na Praça Central do Centro Colombo, entre as 10 e as 24h, até ao dia 28 de setembro.

Tudo o que precisa num único espaço