Pixies trazem novo álbum ao Coliseu do Porto

A banda norte-americana dá a conhecer o seu recente “Head Carrier” a 21 de novembro.

Os Pixies estão em digressão mundial com o seu novo álbum e têm passagem marcada pelo nosso país, no Coliseu do Porto, onde irão atuar a dia 21 de novembro.

“Head Carrier” é o sexto disco da banda norte-americana e o sucessor de “Indie Cindy”, editado em 2014. O novo trabalho é composto por 12 faixas e foi produzido por Tom Dalgety, responsável por álbuns de artistas como Killing Joke ou Royal Blood.

Recorde-se que o grupo de Black Francis esteve recentemente em Portugal, no palco do NOS Alive, no passado dia 7 de julho.

Os Pixies são um grupo de música rock alternativo, formado em Boston, Massachusetts, em 1986. Em 1993, a banda separou-se por divergências, mas voltou a juntar-se em 2004. Aliás, foi justamente no auge do sucesso que começaram a surgir as primeiras contendas internas, e que acabariam por levar ao fim dos Pixies. Mesmo assim, em 1990 o quarteto lançou “Bossanova”, que atingiu o terceiro lugar no top britânico.

As desavenças eram essencialmente sentidas entre Kim Deal, a baixista de Ohio e Black, vocalista e segunda guitarra. A banda já não conta com Kim, desde 2013, e tem como atual substituta Paz Lenchantin.

O êxito do conjunto estourou em 1988, e “Surfer Rosa” foi considerado o álbum do ano. Após uma digressão elogiada, o grupo gravou “Doolittle”, seu disco de maior sucesso, segundo o público e a crítica. Uma das canções de maior sucesso foi “Here Comes Your Man”.

Os Pixies foram citados como inspiração por muitos artistas, como os Nirvana ou PJ Harvey, por exemplo.

A banda agora composta por Black Francis, Joey Santiago, Paz Lenchantin e David Lovering subirá ao palco do Coliseu do Porto pelas 20h30 e promete novidades, mas também revivalismos. Os bilhetes custam entre 26€ e 55€ na Fnac.

Conheça cinco dos álbuns mais icónicos dos Pixies:

Tudo o que precisa num único espaço