Tudo o que precisa de saber sobre o Rock in Rio

Esta edição comemorativa dos 30 anos de Rock in Rio terá um musical que conta a história do festival desde a sua primeira edição e a Rock Street dedicada ao Brasil. Conheça ainda aqui o calendário de concertos.

A próxima edição do Rock in Rio (RIR) volta ao Parque da Bela Vista, em Lisboa, entre os dias 19 e 29 de maio. O festival de música com conceito importando do Brasil (Rio de Janeiro) e popularizado com o slogan “Eu vou”, decorre durante cinco dias não consecutivos para não sobrepor-se ao duplo concerto de Adele, no Meo Arena, que coincidia com as datas do evento.

Com espetáculos divididos por quatro tablados principais – o palco Mundo, o de música Eletrónica e Pool Parties, o EDP Rock Street e o palco Vodafone –, nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio, terá Bruce Springsteen & The E Street Band, Queen + Adam Lambert, Hollywood Vampires, Maroon 5 e, por fim, Avicii como cabeças de cartaz para cada um dos dias, respetivamente.

O palanque da Street Dance também está de volta e com muita dança, onde o público poderá ser parte integrante da festa, ao participar em aulas de animação promovidas pela Jazzy Dance Studios. Este ano, conta com um cenário de inspiração urbana e terá vários estilos de dança e nomes de profissionais (como Blaya, FunkyMonkeyz e a Jukebox Crew) a subir a este palco durante os cinco dias.

Esta sétima edição é comemorativa dos 30 anos do RiR e durante os dois fins de semana do evento, das 16h15 às 22h, a EDP Rock Street, outro dos espaços do recinto, vai oferecer música, cultura e um pouco de folclore do país que viu nascer o festival. É a primeira vez na edição portuguesa que a rua mais animada da cidade do Rock é dedicada ao Brasil. Para além de povoada com ritmos brasileiros, espetáculos de baianas, dança e capoeira, será ainda decorada com temas alusivos ao bairro carioca da Lapa – reconhecido pela boémia e pelos seus arcos coloniais que datam do século XVIII, onde o malandro é uma das figuras, mas não com uma conotação pejorativa, já que simboliza o bom humor, alguém virado para a música e dança, o “bon vivant”.

Esta sétima edição é comemorativa dos 30 anos do RiR

Outra novidade é o “Rock in Rio – O Musical”, um espetáculo que passará diariamente pelo Palco Mundo e que vem celebrar as três décadas de festival. Esta produção relata uma espécie de história do evento a cantar, desde a sua primeira edição. Os protagonistas do musical, que entre atores e bailarinos contam com o português Isaac Alfaiate, interpretarão alguns dos grandes hits que ecoaram nas várias cidades do Rock. O musical narra ainda o romance de um casal, Sofia (interpretada pela atriz da Porta dos Fundos, Thati Lopes) e Alef (Hugo Bonemer), que se conhece no primeiro Rock in Rio, em 1985. O espetáculo já passou pelos teatros do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Apenas são vendidos bilhetes diários, onde o normal custa 69€ e a entrada VIP, que garante acesso ao recinto e à área VIP, inclui estacionamento, shuttle de ida e volta até ao espaço do festival e catering, fica por 320€. Os ingressos estão à venda na Fnac.

Conheça aqui o alinhamento para cada um dos espaços, nos vários dias:

Palco Mundo

Pelo Palco Mundo, a dia 19 passará Bruce Springsteen, Xutos & Pontapés e Stereophonics; dia 20 conta com Queen + Adam Lambert, Mika e Fergie; dia 27 haverá Hollywood Vampires, KoRn e Rival Sons; a 28 de maio, o estrado será pisado pelos Maroon 5, Ivete Sangalo e D.A.M.A. & Gabriel O Pensador e no dia 29, por Avicii e Ariana Grande.

Palco Vodafone

No Palco Vodafone passa o que há de melhor na música alternativa internacional e nacional e a dia 19 passarão The Black Lips, Keep Razors Sharp e The Sunflowers; a dia 20, Boogarins, Sensible Soccers e Pista; dia 27 pisarão os METZ, Glockenwise e Cave Story; dia 28, os Real Estate, Capitão Fausto e Mighty Sands e a dia 29, B Fachada, Hinds e Isaura.

Palco Eletrónica

O espaço dedicado à música eletrónica recebe durante a noite cerca de 30 DJs nacionais e internacionais de topo. Dia 19 estarão os DJs Mano le Touch, Psychemagik, Pixel 82, Moguel Quintão & Álvaro Costa e Fandango; o dia 20 é especialmente rico com nomes como DJ Vibe, Carl Cox, Carlos Manaça, Octave One e Conti & Leozinho; a dia 27 estará Hudson Mohawke, Nightmares on Wax, Serginho, Beatbombers e John Player Special; dia 28, passam por lá Alok, Sigala, Diego Miranda, Pedro Cazanova e Amanda Chang; e dia 29 estará Gus Gus, Rodriguez Jr., Paranoid London, Louisahhhh, Duarte e Renato Ratier.

Pool Parties

A Eletrónica, nesta edição, também conta com uma nova estrutura de palco que inclui uma área de piscina onde haverá ‘pool parties’ durante o dia, animadas por consagrados DJs nacionais. Neste local, o dia 19 será animado pela DJ lisboeta Mary B, DJ Al e C.V.L.T.; o dia 20 conta com Fauvrelle, DJ Poppy e Paul Day; dia 27, com DJ Neri, Holly e Grognation; dia 28, com Dynamic Duo, Olga Ryazanova e Dan Maarten; e dia 29 com Ramboiage, Cruz & Kaezer e HNRK.

Rock Street

Para além de espetáculos de baianas, capoeira e grupo de chorinho, haverá a dias 19 e 20 Mart’Nália a cantar Martinho da Vila e Serjão Loroza a cantar “A Malandragem Carioca”; a dia 27 estará Léo Gandelman a tocar Jobim & Noel Rosa e Ciro Cruz a tocar Nordeste do Brasil; e dias 28 e 29, estará Toni Garrido a cantar Tim Maia e Simoninha a dar voz a Jorge Ben Jor.

Street Dance

Na Street Dance haverá todos os dias a Jukebox Crew + Hip Hop Bootcamp e aulas de animação. Para além disso, no dia 19 haverá o Dia do Mundo: Nuno e Vanda, Orchidaceae, Legacy, Jazz Project e Blaya; dia 20, o Momento Swag On com Piruka e Funkymonkeyz; dia 27 Cifrão Online Dance Challenge By Carmex; dia 28, a competição com Melhor BBoy de Portugal e a dia 29 são conhecidos os vencedores do melhor Hip Hop internacional.

Categorias
Cultura
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço