Veja aqui como foi montada a exposição de Terry O’Neill

O projeto de arquitetura do espaço é da autoria do Atelier OTTOTTO. A montagem do pavilhão para a exibição Terry O’Neill – “Faces of the Stars” teve em conta fatores como a luz, humidade e temperatura.

O processo de montagem de uma qualquer instalação está normalmente vedado aos olhares curiosos. Especialmente quando está inserida no ambiente controlado de uma galeria, museu ou outro espaço cultural. Mas quando falamos em montar uma exposição num espaço que está aberto 14 horas por dia, 365 dias por ano e recebe mais de 25 milhões de visitantes por ano, como Colombo, o desafio é diferente.

A exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars”, inserida no âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”, esconde centenas de histórias entre as 50 fotografias em exibição – de personalidade da moda, cinema e música como David Bowie, Harrison Ford, Clint Eastwood, Ava Gardner, Al Pacino, Frank Sinatra ou Brigitte Bardot. Mas, a própria montagem dos painéis responde a uma mecânica onde a estrutura expositiva foi muito bem estudada.

As fotografias requerem cuidados especiais de luz e temperatura. Sob o pavilhão metálico, milimetricamente delineado, a instalação foi analisada de forma a permitir que a estrutura se encaixe no espaço do centro, sem destabilizar a essência da instalação e de forma a manter a identidade da superfície comercial.

“As fotografias requerem cuidados especiais de luz e temperatura.”

Esta exposição teve em conta uma seleção das fotografias a apresentar, com base numa montagem mais mediática que inclui o espólio do fotógrafo Terry O’Neill, sobre momentos espontâneos mais marcantes nunca antes captados da vida privada das grandes estrelas do Cinema, da Música e da Moda dos anos 60, 70 e da atualidade.

Se ainda não visitou a coleção das 50 imagens de Terry O’Neill – “Faces of the Stars”, patente na Praça Central do Centro Colombo, ainda pode fazê-lo entre as 10 e as 24h, até ao dia 28 de setembro. A entrada é gratuita.

A mostra é organizada pela Sonae Sierra em colaboração com o Grupo Arthemisia e com a Iconic Images. O projeto de arquitetura é da autoria do Ateliê OTTOTTO. Veja em baixo o vídeo do processo de montagem.


Tudo o que precisa num único espaço