Os cuidados a ter antes de começar a treinar

Se começou ou está a preparar-se para começar a treinar, saiba que deve fazer um check-up à sua condição física. Não custa nada e pode poupar muitos problemas.

Verão é sinónimo de exercício físico. Quer dizer, não é mesmo um sinónimo, mas toda a gente gosta – especialmente, nesta época do ano – de ter o corpo tonificado e até de emagrecer um bocadinho para poder usar aquele biquíni que anda a namorar há meses. O que provavelmente não sabe é que antes de iniciar qualquer atividade física é importante saber se o nosso corpo está preparado para o treino que queremos fazer.

Para isso, e de forma ajudá-la, falámos com a diretora técnica Farmácia Colombo para sabermos quais são os cuidados a ter antes de começar uma rotina com muito exercício físico.

Antes de mais, é importante saber que deve fazer análises uma vez por ano, pelo menos. No entanto, pode avaliar vários parâmetros sobre o seu estado de saúde em qualquer altura, antes mesmo de realizar exames mais específicos. Na Farmácia Colombo pode fazer análises ao colesterol, triglicéridos, ácido úrico, hemoglobina, INR (coagulação sangue), glicemia e medição da pressão arterial. “Com estes parâmetros e com a ajuda do farmacêutico, já consegue avaliar a necessidade de fazer exames mais profundos”, explica Susana Mata, diretora técnica da Farmácia Colombo.

A Farmácia Colombo presta serviço de aconselhamento de emagrecimento e de suplementação desportiva.

Se é uma daquelas pessoas que está há meses sem fazer exercício físico e como o verão está a chegar quer começar agora a atividade física, há alguns cuidados que deve ter em conta. Pode consultar um farmacêutico, que analisará a sua situação. Consoante o perfil e os objetivos pretendidos com o seu exercício físico, receberá ajuda específica. “Há suplementação de apoio disponível na farmácia, como carnitina, multivitamínicos, energizantes e drenantes”, exemplifica a responsável.

Mas se quer apenas emagrecer ou tonificar o corpo, vai precisar do apoio de um nutricionista. Na Farmácia Colombo há um serviço que “presta aconselhamento de emagrecimento e de suplementação desportiva”. Na primeira consulta de nutrição ser-lhe-á dado um plano alimentar e de suplementação adequado aos objetivos de cada pessoa.

Além destes serviços, a Farmácia Colombo também tem um fisioterapeuta que pode ajudar a ultrapassar problemas associados a dores articulares e musculares. Mais: se precisar de algum aconselhamento em dermocosmética, saiba que todos os dias há farmacêuticas “que estão aptas a fazer um diagnóstico de pele e aconselhar os produtos adequados a cada tipo de pele e situação”.

Tudo o que precisa num único espaço