Os snacks que pode fazer antes de ir para a cama

Se costuma assaltar o frigorífico à noite, siga os conselhos da nutricionista Daniela Duarte para que o estrago na dieta não seja tão grande.

Quem nunca esteve deitado na cama a ver televisão e foi invadido por uma súbita vontade de atacar o frigorífico, a despensa, e comer toda a porcaria possível, desde batatas fritas a pipocas, enchidos, pão, tudo o que nos aparece à frente? A verdade é que até podemos ter uma alimentação muito equilibrada, até podemos ser muito disciplinados no dia a dia, até podemos gostar de comer legumes, verduras e aquelas coisas todas saudáveis, mas se jantamos às oito da noite e só nos deitamos perto da meia-noite de uma coisa podemos ter a certeza: vamos ter fome.

Não estamos a falar de gula, estamos mesmo a falar de fome a sério, ou seja, do organismo a pedir comida. A solução não é fechar a boca, é abri-la, mas de forma inteligente. É que ir para a cama com o estômago a fazer barulho não é saudável nem uma boa maneira de perder peso. Para saber aquilo que se pode comer nos momentos em que temos fome à noite, falámos com a nutricionista Daniela Duarte, autora do blogue Agita Kalorias, que nos deu oito sugestões muito fáceis e saudáveis.

Até podemos gostar de comer legumes, mas se jantamos às oito da noite e só nos deitamos perto da meia-noite de uma coisa podemos ter a certeza: vamos ter fome

A regra é optar por “snacks simples e de absorção lenta”, explica. Não precisa de cozinhar: tudo o que é sugerido pode ser encontrado no supermercado. São coisas simples que saciam, ou seja, vão deixá-lo satisfeito, sem vontade de comer mais. O importante é que tenham pouco açúcar, poucos hidratos de carbono — os que estiverem presentes têm de ser de absorção lenta — e ter mais proteína. Outro fator a ter em consideração é a qualidade do sono, que é influenciada por aquilo que se come: “Deve escolhê-los de forma inteligente para uma noite tranquila”. Deixamos-lhe dois exemplos: gelatina e nozes. Todos estes alimentos estão disponíveis nos hipermercados e nas lojas especializadas em produtos biológicos.

Para conhecer os outros snacks que pode fazer à noite, carregue nas imagens abaixo.

Tudo o que precisa num único espaço