As receitas que transformam os vegetais em estrelas

Legumes cozidos e sem sabor são tão 1985. A nutricionista Daniela Duarte ensina a transformar as cenouras e os brócolos na parte mais saborosa da sua refeição.

Metade do nosso prato, para uma refeição ser nutricionalmente equilibrada, deve ser constituído por legumes. Os outros 25% devem ter hidratos de carbono e o espaço restante alimentos ricos em proteína. Vamos ser realistas: sabermos que metade do nosso almoço, ou jantar, vai ser só legumes é, simplesmente, uma chatice. Isto acontece porque das duas uma: ou eles estão cozidos, ou são alface. Outra hipótese é virem em forma de sopa. Seja como for, o grau de desinteresse é igualmente elevado.

Não lhe vamos dizer para prescindir da regra, que não deve ser quebrada e que dita que ele deve ter 50% de legumes. Apenas lhe vamos mostrar os truques da nutricionista Daniela Duarte, autora do blogue Agita Kalorias, que nos deu oito receitas fáceis, saborosas e diferentes com vegetais.

Sabia que pode fazer queques de legumes? E esparguete de courgette? E que também lhes pode juntar outros ingredientes como queijo ou amêndoas? Vai dar-lhes um sabor completamente diferente, ao ponto de se esquecer que está a comer vegetais.

Mas não se fique pela nossa palavra, carregue na imagem acima para conhecer as oito receitas da nutricionista Daniela Duarte que a vão fazer querer ir a correr às comprar para preparar estas iguarias. São tudo ingredientes simples e fáceis de arranjar em lojas como o Continente ou Celeiro.

Espiral de legumes

Ingredientes:
— Azeite;
— 200 gramas de farinha de arroz;
— Dois ovos;
— Um dente de alho;
— Quatro colheres de sopa de queijo ralada;
— Fatias de abóbora, cenoura e courgette.

Modo de preparação:
Comece por colocar numa forma untada com azeite a mistura de farinha de arroz e ovo. Para tal basta colocar a farinha de arroz batida com os dois ovos inteiros, o dente de alho e o queijo ralado. De seguida cozinhe um pouco a massa, deixando-a minutos no forno a 180 graus. Retire e acrescente em espiral fatias de abóbora, cenoura e courgette. Leve novamente ao forno cerca de 15 minutos a 200 graus.


Muffins de legumes

Ingredientes:
— Brócolos;
— Espinafres;
— Ovos;
— Salsa.

Modo de preparação:
Utilize uma forma de queque e coloque os brócolos e espinafres previamente cozidos e cortados nas formas. À parte coloque duas claras batidas com salsa e regue os legumes. Leve ao forno até ficarem sólidos. Normalmente em dez minutos estão prontos.

Rodelas de beringela

Ingredientes:
— Uma beringela;
— Limão;
— Tomate;
— Uma colher de azeite e alho;
— Uma fatia de queijo mozarela.

Modo de preparação:
Corte uma beringela em rodelas e reserve com gotas de limão para que não oxide. À parte pique um tomate com o azeite e alho. Coloque sobre as fatias de beringela a mistura de tomate e a fatia de queijo mozarela. Leve ao forno apenas a tostar durante 15 minutos a 180 graus.

Bolinhos de brócolos

Ingredientes:
— Três colheres de sopa de orégão;
— Uma colher de café de gengibre;
— Um ovo;
— Três colheres de sopa de alho em pó;
— Uma colher de azeite;
— Brócolos.

Modo de preparação:
Colocar na triturador os orégãos, o gengibre, o ovo, alho em pó, o azeite e os brócolos. Triturar tudo e formar pequenos bolinhos. Colocar num tabuleiro com papel vegetal por baixo e assar entre 20 a 25 minutos. Vá observando e quando estiverem a ficar corados retire e sirva.

Esparguete de courgette

Ingredientes:
— Uma courgette;
— Um dente de alho;
— 100 gramas de nozes;
— Coentros.

Modo de preparação:
Coloque uma courgette em todo o comprimento de um ralador de cenoura e vá passando até obter pequenos fios. Numa frigideira antiaderente coloque o esparguete com um dente de alho e deixe cozinhar durante dois a três minutos. Triture cerca as nozes, ou corte em pedaços, e acrescente ao esparguete para dar sabor. Acrescente ainda um pouco de coentros no último minuto e sirva.

Espinafres salteados com amêndoas

Ingredientes:
— Uma colher de azeite;
— Alho picado;
— Uma colher de sopa de amêndoas;
— Espinafres.

Modo de preparação:
Numa frigideira colocar uma colher de sopa de azeite e alho picado. Também se podem acrescentar ervas aromáticas. De seguida colocar uma colher de sopa de amêndoas e deixar cozinhar um pouco sem fritar. Dois minutos depois acrescentar um punhado de espinafres cozidos e deixar alourar um pouco.

Puré de brócolos com manjericão

Ingredientes:
— Cogumelos;
— Brócolos;
— Óleo de côco;
— Salsa;
— Alho.

Modo de preparação:
Cozinhar previamente duas chávenas de cogumelos em água. Também se podem cozinhar os brócolos no mesmo tacho. De seguida secá-los s bem e utilizar a varinha mágica para formar um puré. Colocar a mistura numa frigideira com uma colher de chá de óleo de coco, salsa e alho e deixar apurar durante cinco minutos.

Arroz de couve-flor

Ingredientes:
— Couve-flor;
— Azeite;
— Cebola;
— Salsa ou coentros.

Modo de preparação:
Partir um quarto de couve-flor em pequenos pedaços, lave-os e seque bem. Colocar no ralador ou no picador com as pás mais grossas para ficar uma espécie de arroz. Colocar numa frigideira com uma colher de sopa de azeite e um quarto de cebola picada a cozinhar. Se for necessário, acrescentar um pouco de água. Deixar cozinhar cerca de cinco minutos e ir sempre mexendo. Por fim acrescentar salsa ou coentros.

Categorias
Vida Saudável
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço